sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Atenção! Deus vê os corações e não apenas as acções - (5) - A gula


 A GULA


Apetite desenfreado. O comer muito além da necessidade do organismo e que hoje resulta em obesidade para uma fatia  considerável da população mundial. A gula, como tantos outros pecados, é o desvirtuar  de algo bom  que Deus nos deu. O Senhor criou o homem com a capacidade de saborear as coisas e perceber milhares de gostos diferentes. Isso era para  ser bênção. O inimigo tornou isso em maldição levando o homem a se transformar mum verdadeiro porco. Basta ver os concursos que aparecem na TV e internet onde jovens e adultos comem estupidamente como se fossem  animais e ainda ganham prémios por sua animalidade quando milhões passam fome.
Na Bíblia temos um exemplo de resistência ao espírito de gula em Daniel e seus colegas que evitam a mesa de Nabucodonozor para comerem frugalmente e são por isso compensados pelo Senhor (Daniel 1:8) . Jesus ensinou que não nos devemos preocupar com o que comer e beber (Mateus 6:25)  e Paulo relacionou glutonaria e bebedice na lista das obras da carne.

A gula é um pecado que o mundo não reconhece.Criamos churascarias e pizarias, rodízio exactamente para comer ao exagero e competir com nossos vizinhos e familiares e nos gloriarmos em quantos pedaços  de carne ou piza somos capazes de ingerir. A gula é vista mesmo  como uma característica masculina de valor, e o homem que  é capaz de grandes ingestões é louvado por isso. Revivemos assim os banquetes romanos em que havia um vomitorium, lugar para se vomitar logo após a refeição, dando assim capacidade ao individuo   de voltar à mesa e começar tudo de novo.

A Palavra diz que o corpo é o templo do Espírito Santo. Trata-se de hipocrisía vergomhosa criticarmos  os fumadores  e bebedores de alcoól porque degradam  seus corpos e então protagonizarmos churrascos da igreja no domingo à tarde onde o crente acabado de sair do culto pode pecar bastante com a aprovação do corpo diaconal. É tempo de  lembrar que a saúde na alimentação é parte do auto controle que caracteriza a vida no Espírito.  não precisamos ser fanáticos de dietas e passar  o tempo contando calorias, mas devemos lembrar a moderação, cuidar da nossa saúde, recordar aqueles que não têm que comer.

Contrariando a gula, o incentivo da Bíblia é o jejum, que não se trata  de um artigo reservado aos super espirituais, mas uma disciplina que todo o crente deveria usar. Trata-se de uma forma de mostrar ao senhor nossa valorização das coisas espirituais e uma arma poderosa para contrariar do desejo que tenta nos dominar. A prática do jejum fortalece  o espírito e a vontade e nos prepara para andar mais  de acordo com a vontade de Deus.

(Joed Venturini )

Em : Semeador Baptista.  nº  1083 
Joed Venturini -  é médico, escritor, e pastor da III  Igreja Evangélica Baptista  de Lisboa.

Sem comentários: