quinta-feira, 5 de maio de 2016

Lisboa. Porque caiu a estátua de D. Sebastião da Estação do Rossio?

Resultado de imagem para estação do rossio - estátua de d. Sebastião - imagens
 Está assim... Fonte da imagem: www.publico.pt  
Resultado de imagem para estação do rossio - estátua de d. Sebastião - imagens
Era assim...Fonte da imagem: diariodigital.sapo.pt

Estátua foi projetada para o chão quando o jovem tentou subir ao local para tirar fotografias.

«A estátua do rei D. Sebastião que se encontrava à porta da estação de comboios do Rossio, em Lisboa, ficou totalmente destruída depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias, disse esta quarta-feira fonte policial. A Infraestruturas de Portugal já anunciou que vai apresentar uma queixa-crime contra o jovem.
 
 
«Vamos apresentar queixa por danos ao património do Estado”, disse a fonte da IP à agência Lusa, sublinhando ter-se tratado de um “ato de puro vandalismo”.
Segundo a mesma fonte, aquela estação é património do Estado e está concessionada à IP.
A Infraestruturas de Portugal está a “avaliar o valor da peça, que tem 125 anos”, e, depois de se chegar a um número, “será formalizada a queixa-crime”.
A fonte da IP referiu ainda à Lusa que a empresa tem a intenção de restaurar a peça, indo agora avaliar se isso é possível.
A mesma fonte assegurou que a estátua estava "perfeitamente segura e em bom estado de conservação", afastando um cenário de desgaste.
Segundo avançou à Lusa fonte do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, um jovem de 24 anos tentou subir ao local onde se encontrava a estátua para tirar fotografias e esta acabou por ser projetada para o chão, ficando totalmente destruída.
De acordo com a mesma fonte, dois agentes visualizaram o acidente, que ocorreu cerca das 23:50 de terça-feira, tendo identificado de imediato o jovem, que não sofreu qualquer ferimento.
O caso foi algo de notificação sendo agora dado conhecimento ao Ministério Público, uma vez que se trata de uma estátua que se encontra num edifício classificado como património nacional.
De acordo com a mesma fonte, a CP – Comboios de Portugal foi igualmente informada do sucedido.
A estátua do rei D. Sebastião encontrava-se à entrada da estação do Rossio enquadrada por dois arcos em forma de ferradura, símbolo do mitológico cavalo branco em que, reza a lenda, o rei que desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, irá regressar a Portugal montado, numa manhã de nevoeiro.»

   ( http://www.tvi24.iol.pt)

Nota pessoal:

Considero lamentável, a frequência com  que jovens portugueses  destroem o Património  Público Nacional. Creio,  que se torna necessário,  uma maior preocupação na educação dos jovens no respeito pelos  locais públicos e pelos monumentos.

4 comentários:

dilita disse...

Querida Viviana,

Fiquei triste com o secedido. É tão linda aquela entrada para a estação do Rossio.
Existem outras estações muito bonitas, algumas decoradas a azulejos, uns mimos que gostamos de apreciar. Eu valorizo muito a arte, e também a conservação dela.

Mas esta estação do Rossio, para mim é única, acho-a lindíssima, para além do seu valor como monumento e património Nacional.

E agora eu pergunto-me; mas uma pessoa com vinte e alguns anos não tem a consciência do que deve ou não fazer? Então permite-se a si próprio uma maluquice destas?!
E a noticia diz que foi para fazer uma fotografia - e eu fico a pensar se ele queria fazer uma fotografia ou uma auscultação...

E agora? Nicho vazio, pedras pró lixo e posterior esquecimento...
Oxalá eu esteja a pensar errado

Abraço.
Dilita

Rosa disse...

Olá viviana.

Mais uma noticia que entristece e empobrece o nosso património, já tão sacrificado e desprezado.


Quanto ao rapazinho! tem mais que idade para se saber comportar...

Fico possesso (bem sei que não devia) mas ver, por mera brincadeira, divertimento, a destruição de algo que nos conta a nossa história é triste.

Viviana, já deve estar a descansar, mesmo assim desejo-vos uma boa noite (a ouvir a chuva a cair) eu vou fazer o mesmo
Até mais logo se Deus quiser.

Viviana disse...


Querida Dilta

Como eu a compreendo ...

É lá coisa que se faça?

Eu penso logo:

Que mãe teve este filho?

Foi isto que conseguiu incutir nele?

Enfim.

E vai ver que não lhe vai acontecer nada.

Ainda se vai rir.

Um abraço
Viviana

Viviana disse...


Querida Rosa

Creio que isto é um sinal dos tempos que vivemos...

Causa revolta e preocupação.

Que cada um de nós faça a sua parte para que assim não seja.

Um abraço
Viviana