domingo, 29 de maio de 2016

Porque hoje é Domingo (391)

AMAR AOS INIMIGOS

«Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;   Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.   Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;   E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.   E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.   E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.   E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber.

  Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.  Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.  Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.  

 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão  a vós.»

  (Ev.de S. Lucas cap.6:27 a 38)

2 comentários:

Rosa disse...

Devo confessar que não é fácil por em prática este texto bíblico.

É um exercício diário que requer paciência, misericórdia, piedade e amor...

Se consigo? não, nem por isso.

E peço sempre ao Senhor que me ajude a ter presente esta leitura, a ser capaz ou pelo menos tentar por em prática.

Porque nos diz o Senhor:


"porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão a vós.»


Que pela nossa diferença sejamos construtores de um mundo mais justo.


Bom Domingo



Viviana disse...

Querida Rosa

Por nós próprios nunca o conseguiríamos...

Mas como o Espírito do Senhor habita em nós...
Ele ajudar-nos - á a cumprir a vontade do Pai.
Prossigamos, pois.

Um abraço
Viviana