quinta-feira, 4 de agosto de 2016

NENA - O tocante livro, que o meu filho Pedro escreveu e dedicou à avó Nena - minha mãe

 Na capa: a Nena, minha mãe, o meu irmão  pastor Regueiras, o meu filho Pedro, e eu,  ceifando o trigo. 


O sonho do meu filho Pedro, o mais velho, tornou-se realidade, no passado dia 16 de Julho de 2016.
Ao fim de 13 anos e três meses, do dia do funeral da minha querida e saudosa mãe, pois foi nesse dia que ele entendeu, e decidiu, que não podia protelar por mais tempo, passar para um livro toda a sua riquíssima experiência com a avó Nena, o Pedro apresentou à família, reunida na casa da avó Nena, em Maceira - Pero pinheiro,  o resultado de 13 anos de pesquisa, tradução e organização, do  livro dedicado à Nena - 
NENA
Transcrevo, aqui, o texto de apresentação que consta do livro:

 APRESENTAÇÃO

   «Porquê este livro?
   Dizia o pedagogo João dos Santos que «uma criança não pode viver sem uma avó e sem uma aldeia. Se as não tiver, é preciso inventá-las.» Dou graças a Deus porque não precisei de as inventar. Este livro conta  a história da avó Nena, num relato tão factual quanto possível, construido a partir dos documentos disponíveis e as memórias  dos que com ela privaram. 
Mas, porque é um neto que escreve, também aqui se trazem sentimentos e reflexões pessoais. Um livro de família, portanto. Que pretende registar uma história notável e, ao mesmo tempo, participar na sua continuação.»
Pedro Leal
O livro conta a  extraordinária história da família da minha mãe - os Bengelsdorff -  a começar no ano  de 1793, ano de nascimento do meu bisavô - Friedrich  Wilhelm  Bengelsdorff, em Wittstok, na Alemanha, e vai até  aos dias de hoje.  

O dia 16 de Julho de 2016, ficará para sempre na memória e no coração de nós todos, os familiares que, reunidos na "casa da avó Nena", com o Pedro sentado à mesa, onde a Nena se sentava, ladeado por familiares e ainda por muitos sentados à volta da sala, com as bisnetas  adolescentes, sentadas no "sofá da avó Nena", onde nos últimos anos da sua preciosa vida, a encontrávamos  quando a visitávamos, o Pedro  no  usou da palavra para apresentar o livro.

No meio de um respeitoso silêncio, e de uma  contida expectativa, todos, dos mais novos aos mais velhos, "beberam" cada palavra,  que o Pedro,  duma forma tão sábia e tão apropriada  proferiu.

Chegou o momento alto, quando o Pedro  colocou o livro mas mãos de cada um. Excepto o Pedro, ainda ninguém o conhecia.
Quando recebi o meu e comecei a folhear, reparei nestas palavras:

"Para a minha mãe.
Dar o melhor; dar sempre o  nosso melhor melhor."

O que senti...guardo comigo.
    

Depois, conforme receberam os livros,  todos começaram a ler, num silêncio e numa atmosfera, indescritíveis. Os que desejaram, puderam expressar o seu sentir; alguns não podendo conter a emoção do momento, pararam...para engolir as lágrimas que teimavam em estar presentes.  

Antes da apresentação do livro, tivemos a alegria e a bênção, de tomar  uma refeição em conjunto. 
Foi um dia lindo! muito lindo! E...inesquecível...

Não resisto a  partilhar com os amigos que habitualmente por aqui passam,  as palavras ternas e belas que o meu filho Pedro, escreveu "no meu livro",  quando "lhe pedi um autógrafo":
 « PARA A MINHA MÃE, COM MUITO AMOR.
 PENSEI ESTE LIVRO  PARA TI. AQUI  ESTÁ».

Pedro Leal
16/7/2016

Imaginem o meu sentir...
Tanta alegria!
Tanta gratidão para com o meu Deus e Senhor!

Obrigada meu filho.
És uma bênção e uma fonte de alegria na minha vida.
Que o Deus da nossa família, e nosso Deus, te  recompensem com uma vida longa, feliz, e repleta de bênçãos
Um abraço da mãe

Nota: A capa é um trabalho da minha nora Joana Machado.
         A paginação é da responsabilidade do grande e bom amigo - Jorge Vaz Viegas.
Este livro não se encontra à venda. Foi feito para a família.

5 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Lindo, que bonita maneira de recordar a avó. Beijos.

Rosa disse...

Olá vvivana.

Linda homenagem, aos avós e mãe...

É motivo de satisfação e grande orgulho.
Parabéns ao escritor.
parabéns aos pais que assim têm filhos.



Viviana, uma abraço de amizade

Obrigada, mais uma vez
(pag.42) ;))

Viviana disse...

Olá! querida Manuela

Desejo que tudo vá bem por aí...

Sim, o Pedro encontrou uma forma muito bela e tocante de homenagear a avó Nena e a sua família.

Estou muito contente!

Um grande abraço, amiga, e cumprimentos ao Carlos
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Darei os seus parabéns "ao escritor".

O Pedro é uma pessoa muito linda!

Tem uma alma muito bela!

Um grande abraço, boa amiga
Nota: Já fui espreitar a página 42...

Comovente.

Viviana

Paulo Costa disse...

Caríssima amiga Viviana,

Que maravilhosa homenagem!

Estou deveras comovido com a obra do seu filho, Pedro.

Tem motivos extraordinários para sentir-se orgulhosa e grata.

Confesso-lhe que gostaria muito de ler o livro, mas compreendo que seja um livro escrito para a família, para ser lido em família.

Um grande abraço de amizade.

Paulo Costa