segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SONHO - Um poema de Pedro Homem de Mello

O Poeta português -  Pedro Homem de Mello 

SONHO

Comprei um baú na feira,
Pintei-o todo de azul...

No baú pus uma rosa...
Lembrei-me da tua face.
Ouvi ao longe o comboio...
Cuidei que ele me arrastasse!

No baú pus uma rosa...
Ou foi um cravo encarnado?
Fez-se mais perto o comboio:
Passou mesmo a nosso lado...

No baú pus uma rosa...
Por nenhuma outra a trocara!
Nunca vi flor mais formosa!
Ai, depois, não vi mais nada:
Nem a flor, nem o comboio,
Nem o teu rosto...

                                     A ventura
 Passa por nós... mas não pára.

(Pedro Homem de Mello - no livro - SEGREDO -1953)

2 comentários:

esperança disse...

Maninha querida não me tem apetecido comentar coisa alguma. Mas gosto muito de vir espreitar o teu cantinho e regalo-me a ler muitas coisas, algumas antigas que os teus visitantes vêm ler.

Hoje gostei imenso de ler, “SONHO” de Pedro homem de Mello, Poeta e homem que muito admirei…E gosto da sua Obra.

É isso: A ventura passa por nós…Mas não pára. Eu diria: A nossa vida é um comboio que não pára, para podermos viver a ventura longamente…

Tem, tenhamos todos, saúde…

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Não te preocupes por não comentar...
Sei que aprecias ler...e isso é que é para mim importante.

Sim, de vez em quando, vou relembrando o grande poeta português Pedro Homem de Mello.

Creio que merece.

Gosto muito da sua obra.
beijinhos
Viviana