domingo, 15 de janeiro de 2017

Porque hoje é Domingo (423)


"O Senhor interpelou Job, dizendo:
«Será que aquele que contestava a Deus
vai agora responder?
Aquele que critica o Todo - Poderoso
tem algo que replicar?»

Então  Job respondeu ao Senhor:
«Sinto-me demasiado pequeno!
Que hei-de responder-te?
Fico calado, sem abrir a boca!
Já antes falei, não quero dizer mais nada,
nem acrescentar coisa alguma ao que disse.»

.... 

... Depois de o Senhor ter dito estas coisas a Job, disse também a Elifaz de Teman:«Estou muito irado contigo e com os teus dois companheiros, porque não falaram de mim com rectidão, como fez o meu servo  Job. Vão, por isso, ter com o meu servo Job e levem convosco sete novilhos e sete carneiros, para que ele os ofereça em sacrifício por vocês e interceda por vocês. Eu ouvirei o seu pedido e não vos tratarei como merecem as vossas loucuras, pois não falaram  de mim com rectidão como fez o meu servo Job.»
Elifaz de Teman, Bildade de Chua e Sofar de Naamâ fizeram o que o Senhor lhes tinha ordenado e o Senhor ouviu o pedido de Job.
Depois de Job ter intercedido a favor dos seus companheiros, o Senhor restabeleceu a antiga condição de Job e deu-lhe de novo  todos os seus bens.
Os seus irmãos e irmãs e todos os conhecidos de  antes foram visitá-lo.
Job convidou-os para comerem em sua casa e eles manifestaram-lhe a sua  amizade e confortaram-no, por causa das desgraças, que o Senhor tinha permitido que caíssem sobre ele, e cada um deles lhes deu uma quantia em dinheiro ou um anel de ouro.
E nesta última fase da vida de Job, o Senhor abençoou-o ainda mais do que na primeira. E assim,
Job chegou a rer  catorze mil ovelhas, seis mil camelos,  mil juntas de bois e mil burras. Teve também sete filhos e três filhas. A uma chamou Jemina; a outra, Quessia  e à terceira, Queren-Hapuc. No mundo inteiro não havia  mulheres mais belas do que as filhas de Job e o pai deu-lhes uma herança igual à dos irmãos.
Depois disto,  Job viveu ainda cento e quarenta anos e viu os seus filhos e  netos e os seus descendentes  até à  quarta geração e morreu em idade avançada, feliz dos anos que tinha vivido.

(Livro de Job cap. 40:1 a 5; 42:7 a 16)
Na Bíblia para  todos  

Nota pessoal:

Durante um mês e uma semana, li, pausadamente, interessadamente, como quem quer ouvir a voz de Deus falando através da sua Palavra, o livro de Job. Deliciei-me com a sua leitura; foi um prazer imenso lê-lo.  Li-o, por vezes, em lágrimas, outras vezes sorrindo. E no final, tive pena que acabasse, e  louvei, engrandeci e agradeci ao Senhor, pelo magnífico exemplo de Job.                                     

2 comentários:

Rosa disse...

Este texto de Job deixa-nos muito para reflexão...


Quem ama a Deus apesar de tudo, mesmo com todas as contrariedades, todas as desventuras...

tem sempre a recompensa do Senhor, que nem por um momento se esquece de nós.


Que tenhamos sempre, e apesar de tudo, a fé firme de Job.


Bom Domingo.

Viviana disse...

Querida Rosa

Só posso dizer:
AMEN!.

Um abraço
Viviana