quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A alegria do re-encontro!

Narciso da Serra - ou Narciso do Barrocal. Foto Francisco Clamote- no blogue - obotanicoaprendiznaterradosesp
antos.blogspot.
 
 Na passada terça-feira,  depois do almoço, demos um "pulinho" à estação de serviço da Carregueira - aqui pertinho - para tomar um cafézinho e passar  os olhos pelos jornais.
O filho Zé, motorista de serviço, quis fazer uma gracinha à mãe e ao pai e toca de ir-mos ali para os lados da Pedra Furada -Sabugo. É uma zona que conheço bastante bem, pois fica a caminho da casa dos meus saudosos pais, ali adiante, na aldeia de Maceira. 
     Com tranquilidade e boa disposição, fomo-nos deixando levar pelo Zé, por alguns lugares um pouco mais recônditos, alguns onde nunca  estivemos, como  é o caso de um pequeno lugar - Vale Figueira - que fica ao fim de uma estrada de terra batida que vai  de  Mafra -Gare até  alguns lugares pouco habitados. A paisagem era deslumbrante, mesmo muito bela e tranquila. Em todo aquele percurso, apenas encontrámos um casal que parecia estar a explorar o sitio. Quando passámos por eles, sorriram para nós e cumprimentaram-nos.
Depois, nada, ninguém...
De repente, numa curva da estrada, avisto umas flores brancas, muito lindas, baloiçando ao vento. Do lado direito, passava, e podia ouvir-se, um ribeiro de águas cristalinas. 
Logo que vi as flores brancas pedi ao Zé para parar, pois estava a acontecer uma agradável e linda surpresa.
Eram narciso brancos!   Em toda a minha vida, só me lembro de uma única vez os ter encontrado, numa encosta de uma serra não muito longe dali. No caminho (a pé) da Pedra Furada para a aldeia de Maceira.  Eu caminhava sozinha, depois de ter descido do comboio que me trouxera de Leiria, onde vivia e trabalhava...para vir  passar uma semana de férias com os meus pais na aldeia.
Ora isto aconteceu na década de sessenta!  Vejam quantos anos faz!  
Eu nunca mais, até esta terça-feira passada, tinha visto os belos e elegantes narcisos brancos. 
 
Não tenho palavras para definir o meu sentir quando me vi, de repente, no meio deles! De um lado e do outro da estrada. Claro que apanhei um raminho!
 
Hoje, ao pesquisar por eles na net, fui encontrá-los no blogue do amigo  Francisco Clamote -
 obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com.
 
Fiquei muito contente, pois foi possível conhecer o seu nome científico e, ainda outras duas espécies de narcisos que eu também gosto muito e  que são:
 
                    Narcissus - calcicola 
                               
Espécie que tenho, plantado, num canteiro de rosas no jardim da aldeia.
 
    
 E ainda...
                               Esta beleza-  Campaínhas - amarelas  - cucos- ou campaínhas dos montes - Narcissus - belbocadium subsp. que abundam aqui pertinho de casa. à beira da Estrada e, que devem estar mesmo por aí " a estalar"! Não resisto a apanhar uns lindos "bouquês", todas as Primaveras.

         
Nota:

Obrigada amigo Francisco pela cedência  das suas fotos.

Sem comentários: