domingo, 29 de dezembro de 2019

Porque hoje é Domingo (569)


Jesus nasceu em Belém, na região da Judeia, no tempo do rei Herodes. Depois do seu nascimento, chegaram uns sábios do Oriente a Jerusalém e perguntaram: «Onde está o rei dos judeus  que acaba de nascer? É que vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.»
   Quando ouviu isto, o rei Herodes  ficou muito perturbado e com ele a população de Jerusalém. Mandou reunir todos os chefes dos sacerdotes mais os doutores da lei e perguntou-lhes onde haveria de nascer o Messias. Responderam: «Em Belém da Judeia, conforme o que o profeta escreveu: Tu, Belém, terra da Judá, não és de modo nenhum a menor entre as terras principais da Judeia, porque de ti é que há-de vir um chefe que será o pastor do meu povo de Israel.»
   Então Herodes chamou à parte  os sábios e perguntou-lhes quando é que exactamente a estrela lhes tinha aparecido. Depois mandou-os a Belém com esta recomendação:
 «Vão, informem-se cuidadosamente acerca do menino e, quando o encontrarem, venham-me dizer para eu ir também adorá-lo.»
   Depois de ouvirem o rei, os sábios partiram. Nisto, repararam que a estrela que tinham observado a oriente ia adiante deles, até que parou por cima do lugar onde se encontrava o menino. Ao verem a estrela, sentiram uma alegria enorme. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe,  e inclinaram-se para o adorar. Depois abriram os cofres e fizeram-lhes as suas ofertas de ouro, incenso e mirra. Então Deus avisou-os por meio de um sonho, para não voltarem  a encontrar-se com Herodes. E eles partiram  para a sua terra  por outro caminho.
   Depois de se terem ido embora, um anjo do Senhor apareceu a José, num sonho, e disse-lhe: «Levanta-te, com o menino mais a sua mãe e foge com eles para o Egipto. Deixa-te lá estar até que eu diga, porque Herodes vai procurar a criança para a matar.» José levantou-se, tomou o menino com a sua mãe e pôs-se a caminho, de noite, para o Egipto. Ficou lá até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Chamei do Egipto o meu filho.

      (Ev. de S. Mateus cap. 2:1 a 12)
            Na Bíblia para Todos

2 comentários:

Rosa disse...

Esta foi a leitura que hoje ouvimos na Eucaristia.

Mas para além da "história" que nos conta, ela continua a ser bem real.

Os "Herodes" espalhados por ai continuam a procurar inocentes, a enganar com palavras escolhidas e pensadas,a matar em qualquer parte do mundo...

Sem desânimos,mas com esperança e fé...continuemos a olhar a ESTRELA que nos guia e aponta o caminho certo.

Façamos-LHE as nossas ofertas e, no nosso coração espaço onde ELE habite.


BOM ANO

Viviana disse...

Querida Rosa

Estou certa que o "Seu Natal"...foi muito abençoado.
Que bom!

Belas e animadoras as palavras que aqui deixou, boa amiga.
Vamos em frente!
Marchemos, porque não será aqui o nosso descanso.

Com "O Menino" no coração...aí vamos nós

O nosso abraço e o desejo de muitas, muitas bênçãos
Viviana,