sábado, 3 de janeiro de 2009

O ano de 2009 e a crise mundial


Imagem retirada da net.

E de repente, os " senhores do mundo", os poderosos, os que ditam as leis para os outros cumprirem, os que sabem tudo...foram apanhados de surpresa por "a crise".
Tão sábios, tão sábios... não foram capazes de a prever.Tão sábios, tão sábios, nada fizeram para a evitar...Estava na cara que "o sistema" não poderia continuar assim.
E agora, está tudo assustado, tudo cheio de medo e quase em pânico, com o que poderá aí vir.Acredito que a esta altura da história do mundo, há-de haver muito dirigente e responsável, que terá por certo muita dificuldade em conciliar o sono, ou em manter a calma e a lucidez, tal é a situação.
O ano de 2009, em vez de ser um ano de optimismo e esperança, é um ano assustador.Ninguem sabe, ninguem prevê, o que aí poderá vir.Fala-se já - como ouvi ontem á noite num programa televisivo - em catástrofe mundial.E como sempre, serão os pobres, os que vivem apenas do seu trabalho, ou os que nem sequer têm condições para trabalhar... como os "velhos" e as crianças, que serão as grandes vítimas desta crise. Aos poderosos não faltará o pão mas sobrará o medo, o pavor do que os "pobres" poderão fazer quando tiverem fome e não tiverem um pedaço de pão para pôr na boca.
Resta perguntar:

Mas afinal o que é que conduziu o mundo para esta situação?
Na minha humilde e modesta forma de ver, os homens "endeusaram-se" a si mesmos, foram atrás dos seus "instintos perversos," e como diz a Palavra de Deus:
"Estribaram-se em seus próprios entendimentos."
A ânsia do poder, da riqueza, do dinheiro fácil, levou-os a cometer toda a sorte de perversidades.Deus e os seus ensinos, e os valores que daí advêem, foram tão simplesmente colocados de lado e esquecidos.
Neste inicio de ano, gostaria todavia de lembrar, que nem tudo está perdido, que pode haver esperança, que não temos que ter medo ou estar em pânico, pois há um Deus que é AMOR e que apesar de tudo...está atento e disponível para intervir e ajudar a mudar o rumo das coisas para bem melhor... só é preciso que os dirigentes mundiais e os que governam e dirigem as instituições, O convidem a participar do projecto e lhe dêm ouvidos, cumprindo os seus ensinamentos que são "ensinamentos para o bem e não para o mal".
A nós, "o povo," da mesma forma, precisamos de olhar para cima e suplicar a benção da orientação divina, não só para as nossas vidas, mas para as vidas e tomadas de decisão dos governantes, dos que têm a responsabilidade conduzir os destinos do mundo.
A Bíblia diz:
"Orai pelas autoridades constituidas. "
Que neste novo ano de 2009, possamos partir com confiança, determinanação, esperança e alegria, dando cada um de nós o melhor de nós mesmos, para sermos participantes da construção de um mundo melhor e mais justo.

Talvez tenhamos que mudar o nosso estilo de vida. Gastarmos menos com coisas que não são essenciais; viver com mais simplicidade, com mais sobriedade; em vez de termos a dispensa e o frigorífico a abarrotar de coisas (muitas delas que prejudicam a nossa saúde...) estarmos disponíveis para repartir pelos que precisam das coisas mais básicas para sobreviver.

12 comentários:

carmen disse...

Vivi:
Os tempos são outros, mas Deus é o mesmo!!!

Me faz lembrar daquela passagem da Bíblia, Salmo 20: 7, que diz: "Uns confiam em carros, e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus"

E Ele é o nosso Deus Provedor!!!

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vivi, belíssimo texto... Infelismente estou de acordo contigo... Que Deus olhe por todos os seres deste Mundo... Mesmo por aqueles que não acreditam nele... Um grande abraço de carinho e ternura,
Fernandinha

esperança disse...

Minha querida e linda maninha de coação bom...
Que bem resumes a situação do Mundo! É exactamente como dizes; e é verdade que vamos ter que viver de modo diferente; por exemplo: quem tem bocadinhos de TERRA, e deixou de cultivar, vai ter que voltar a fase-lo; o homem semeia, e Deus faz crescer as plantinhas para haver fartura de tudo...
Temos o exemplo: embora fosses pequena, deves lembrar, a abundância de tudo...quanta era bom !!!... Que tínhamos, graças ao trabalho de nossos queridos pais; e era a miséria do fim da segunda guerra Mundial, para quem não tinha Terra.
Beijos

Viviana disse...

Querida Carmen,

Essa é uma grande verdade.

"Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente."

E isso é maravilhoso.

Um abraço amiga linda

bom fim de semana
viviana

Viviana disse...

Querida Fernandinha,

linda poetisa,

Sim, o mundo vai precisar, aliás, já precisa... que Deus olhe e tenha misiricórdia de todos nós.

Um bom fim de semana
Um abraço
viviana

Viviana disse...

Minha querida maninha Esperança,

"Obrigadinha"... por as tuas lindas palavras.

Se me lembro...das verduras fresquinhas acabadinhas de colher e plantadass por os nossos pais...

Naquele tempo toda a gente cultivava a terra e isso era muito bom!

Se eu hoje tivesse um "bocadinho" acho que tambem plantaria umas coisinhas.

um abraço

viviana

BC disse...

Hoje venho só dar um beijinho e dizer que vou tentar regressar com alguma normalidade porque nesta altura das festas é difícil.
Feliz 2009 mais uma vez
Beijo
Isabel

Viviana disse...

Olá Isabel,

Obrigada minha boa amiga.

Eu sei quão difícil é para as mães de família...

Eu tambem só hoje regressei.

Um grande abraço
Viviana

Ana Maria disse...

Amiga, concordo com vc.
Que Deus te abençoe!
Beijinhos de paz!

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana!Tem toda a razão! Os que se acham poderosos cobiçam os pedaços de terra de seus semelhante sem se lembrarem que Deus colocou cada povo para viver em seu lugar específico e deu a todos o meio de sobrevivência.É preciso apenas saber aproveitar as dádivas divinas.Acontece que a cobiça é maior...

Beijo,Sonia Regina.

Viviana disse...

Olá querida Ana Maria,

Já há vários dias que não tenho tido possibilidade de visitar os blogues amigos....
Espero que o possa fazer a partir de amanhã.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Sónia,

Infelizmente assim é.

Tudo poderia ser tão diferente para melhor...

Que pelo menos os crentes em Jesus Cristo tenham consciência dessa necessidade de viver segundo os ensinos do Evangelho.

Um abraço, minha boa amiga

viviana