quarta-feira, 9 de junho de 2010

Uma árvore que produz dois tipos de frutos?


Ameixas e Salsaparrilha.Clique em cima para ver melhor.


Salsaparrilha ou Smilax aspera. Imagem da net.

Quando olhamos para esta árvore, que é uma ameixoeira (a de cima; a de baixo é um loureiro) ficamos espantados pois parece-nos que ela, além das ameixas que se podem ver, produz outros frutos, vermelhos, que á primeira vista parecem cerejas.
Engraçado, não?
Mas não é bem assim...
Os pequenos frutos vermelhos pertencem a uma trepadeira - a Salsaparrilha - ou Smilax aspera, de seu nome latino, que um belo dia trepou pelo tronco da ameixoeira, e foi subindo, subindo, até chegar lá a cima.
Tirei esta fotografia há dias, aqui em Mira-Sintra, num caminho por onde habitualmente vou andar.
Já agora, uma curiosidade:
A Salparrilha pode trepar em árvores com quarenta metros de altura.

Recordo-me que desde pequena ouvia falar em Salsaparrilha; lembro-me até, vagamente, de me contarem uma história infantil em que a personagem principal era a Salsaparrilha.
Eu sempre pensei que a Salsaparrilha fosse uma ervinha parecida com a salsa.
Só hoje, é que, ao fazer uma longa pesquiza na net para descobtrir o nome da plantinha trepadeira, fiquei a conhecer a tal salsaparrilha de que ouvia falar desde a infância.
E é engraçado que eu sempre achei aquela trepadeira com bagas vermelhas, muito atractiva e muito lindinha! Cheguei a colher raminhos para ter em casa. Sempre que a via eu pensava: Como será o nome dela? Não fazia a mínima ideia.
É mesmo caso para dizer: "Vivendo e aprendendo."

8 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Tb pensava que a Salsaparrilha fosse uma ervinha parecida com a salsa.

Aprendi mais um pouco aqui no seu espaço amiga.

Está um frio aqui... UI UI UI

beijooo.

Anita disse...

Ó Deus de amor
Com todo o Teu fulgor brilha sobre mim
Ilumina o meu caminho
Faz-me seguir ligeira
E correr esta carreira
Que escolheste para mim.

Querida Viviana que Deus continue a iluminar o seu caminho e a abençoar-nos todos os dias com os seus textos, histórias, vivências, enfim com um sem número de coisas que tanto aprendemos consigo.
Um abençoado feriado.
Beijinhos.
Fique bem. fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Rosa disse...

Olá amiga Viviana.
Imagino que está em casa! por estes lados continua a chover (com diz a Viviana) miudinha e certinha :) não dá muito para sair.

Adoro olhar nesta altura para as árvores, verdes e com os seus frutos de várias cores, são o máximo.
Louvado seja o Pai que nos enche de tão bons, lindos e saborosos frutos.

Viviana tenha uma feliz tarde, boa para por a casa, os pensamentos, a leitura em ordem, já que não dá para nada mais.
Eu como sempre, vou para a minha máquina :)

Beijos para vós.

renato disse...

Olá Viviana!

Ouço falar em Salsaparrilha desde miúdo e desconhecia que tipo de planta era! Mas com esta bela aula, fiquei mais enriquecido nos meus conhecimentos (rudes) de plantas e afins!

Desejo-lhe uma boa noite e um dia 10 muito feliz!

Um grande abraço

Renato

Viviana disse...

Olá Ana linda

Então não era só eu!

Está frio por aí?

Pois...o Inverno está quase a chegar.

Aqui, embora estejamos quase a entrar no Verão, está a chover e faz frio também.

un beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Anita

Faço minha essa sua prece.

Que o bom Deus nos continue a abençoar a nós as duas...

Obrigada pelo incentivo, boa amiga.

Tenha um bom feriado.

Eu estarei querendo Deus, no Encontro Inter - Igrejas da Associação de Igrejas Baptistas Portuguesas. Será em Pombal.

Um grande abraço amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Fiquei em casa quase todo o dia, sim.
Esteve desagradável para sair.
Saí só por uns momentos para ir ao Banco e ao Super- Mercado.

Desejo-lhes um optimo feriado.

Passem bem.

Vreio que devem ter actividades...acertei?

Viu!

Beijos para todos

viviana

Viviana disse...

Olá Renato

Creio que há muita gente que tal como eu...não conhece a Salsaparrilha.

Desejo-lhe uma boa noite de repouso e um belo dia feriado.

Um abraço

viviana