terça-feira, 31 de maio de 2011

A primeira Bíblia da minha amiga Mimi


A Mimi


A sua velha Bíblia


Tantas vezes lida e, relida.

A Mimi é uma grande amiga e irmã em Cristo, que conheço há quarenta e cinco anos.Fazia parte da União da Mocidade da primeira Igreja onde o Pastor Jorge Leal, meu marido, exerceu o seu ministério: A Igreja Baptista de Almada. Éramos recem-casados e a nossa casa era perto da Igreja. Ai, a Mimi começou a frequantar a nossa casa e acompanhou muito de perto e com muito interesse a gravidez do Pedro, o meu filho mais velho. Convidámo-la para madrinha, e, posso garantir-vos, que foi uma madrinha excepcional.
Desde a primeira hora nasceu e cresceu uma linda, verdadeira e forte amizade, que ao longo de todo este tempo, nos aproximou muito uma da outra, embora estejamos bastante tempo sem nos ver-mos, dada as distâncias a que vivemos.
A Mimi tem um lindo e interessante Blogue: http://maria-elevive.blogspot.com/
onde encontrei esta história bonita e comovente.
Não resisti a trazê-la comigo e partilhá-la aqui con os queridos amigos.

A Minha primeira Bíblia

Há precisamente 53 anos, ganhei a minha primeira Bíblia. Conservo-a até hoje.

Foi propositadamente que disse: “ganhei” porque, na verdade, não me foi oferecida, não a achei e não a comprei.
Tinha 8 anos, ia à igreja, já sabia ler, mas ainda não tinha a minha própria Bíblia. Talvez porque fosse cara; talvez por ser criança; talvez por qualquer outra coisa…
Mas um dia, a 22 de Maio de 1958, eu ganhei uma!

Durante algum tempo, não sei se muito ou pouco, nem porquê, os meus pais frequentaram a Igreja Presbiteriana (Rua de Febo Moniz - Lisboa, ainda existente). Lembro-me que, com excepção do templo e do gabinete do pastor, as instalações me assustavam um pouco.
O salão de festas (com características de pequeno teatro) era um espaço privilegiado de actividades.
Creio que foi numa noite em que fiz de "ANDORINHA" numa peça que, após a representação, a presidente da Sociedade de Senhoras subiu ao palco, colocou uma grande caixa redonda de chapéus sobre um banco, e desafiou o auditório a, mediante um pagamento simbólico, adivinhar o que a caixa continha, sendo que esse seria o prémio para o ganhador. A única informação que a senhora dava era que lá dentro estava “o objecto mais importante, necessário e precioso para o ser humano”.
E, a cada aposta dada, visivelmente desiludida, repetia a frase.

Desde o início que insisti com o meu pai para me deixar dar um palpite (que lhe segredei) e ele, insistentemente, recusou.
Das várias apostas, fixei duas, provavelmente por as ter achado lógicas: “um copo de água” e “um despertador”, mas falharam tal como todas as outras. Eu continuava a teimar com o meu pai até que, por fim, ele lá cedeu.
Levantei a mão e disse: “É uma Bíblia!”

A senhora tapou a cara com ambas as mãos e depois, a reprimir as lágrimas, mas com a voz embargada disse: “Eu não acredito, uma criança, meu Deus, foi preciso ser uma criança”.
Eu não estava a perceber nada, fiquei até na dúvida se aquela atitude era “sim” ou “não”.
Depois, chamou-me ao palco; as pessoas batiam palmas; ela abraçou-me com força e beijou-me; e eu fiquei alegre, envergonhada e confusa com tanta efusão. Aberta a caixa, ali estava a minha primeira Bíblia.
Senti uma vaidade imensa! Tinha uma Bíblia minha, só minha!

Posso dizer que esta companheira de jornada, muito me auxiliou a vencer obstáculos, guiou os meus passos no caminho da fé e deu-me conhecimento da vontade de Deus.
Hoje, descansa na estante, velhinha e manuseada.

A Bíblia contém palavras de amor e vida capazes de nos encher de confiança e alegria. Por isso, digo como o salmista:

"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e Luz para o meu caminho." - Salmos 119:105 -

7 comentários:

Maria disse...

Amiga, obrigada pelas suas lindas palavras. Não estava à espera, até porque acabou por fazer primeiro que eu uma coisa que tenho andado a engendrar (falar de nós duas).
Fiquei emocionada.

Obrigada também por ter transcrito este meu pedaço de vida.
Desejo muito que todos encontrem na Palavra de Deus respostas e ensinamentos.

Um beijo e que Deus a abençoe.

Lilá(s) disse...

Tenho guardada a de minha mãe, já muito velhinha mas especial.
Bjs

esperança disse...

Bom dia maninha querida, tudo bem?

Na realidade a Mimi é um mimo de amiga, conhecia-a através de ti já lá vão muitos anos. Ela tem um toque especial nas ideias e nas mãos. Não esqueço que ela não só ofereceu, como bordou, e aplicou rendinhas feitas por as mãos dela, nos lençóis e nas almofadas do enxoval da minha desejada Susana. Lembro-me do meu encantamento quando ela me entregou as coisinhas, tão bonitas!!! E pode se dizer, ainda era quase uma criança. Quero dizer que Deus dotou a Mimi com mães muitíssimo habilidosas, podia ter sido uma grande pintora. Ela até nos postais que escrevia para mim, fazia sempre um pequeno desenho muito lindo, com traços firmes e muito graciosos.

Tem, minha maninha, tenhamos todos, um dia feliz

esperança disse...

Gostei muito de ler a história de como a nossa amiga Mimi obteve a sua 1ª Bíblia. Fez-me lembrar da minha velha Bíblia que descansa, aliás, descansam 4 bíblias numa prateleira do alçado da minha cama, e na mesinha de cabeceira poisa a que anda a uso, sempre daqui para ali e vice-versa. Esta minha 1ª Bíblia, foi um presente lindo!!! Com capa de pele, lembro que fiquei encantada!!!.. Foi-me oferecida em 1957 por Artur e Helena Kewis. Ele já dorme no Senhor. Dela ultimamente não sei nada.
Está aqui ao meu lado. Tem autógrafos feitos em 1960, por exemplo, de: Eutemio Herresos e de Silas Figueiredo. E entre outras coisas, Um folheto de 1974: Segue-me: “Cada um leve a sua própria cruz” e um calendário de 1979 com o Salmo 23. Tem muitíssimas linhas (de coser) de várias cores entre as páginas para assinalar Todos os versículos que encontrei e que falam da vida eterna. Já não me lembrava do que se tratava, abri numa das linhas e está sublinhado a vermelho: Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar as minhas palavras, nunca verá a morte. Vou ver só mais uma: Ora Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.
Agora apetecia-me ir ver isto tudo, mas tenho que ir aos meus afazeres diários.
Beijos

Viviana disse...

Querida Mimi

Faça favor de continuar a "engendrar" falar de nós duas!
Fico á espera.

Quanto a este seu texto achei que é um excelente testemunho cristão sobre o valor da Palavra de Deus na vida humana.

Obrigada por o ter escrito

Um beijo
viviana

Viviana disse...

Querida Lilá(S)

Que bom que guardou a Bíblia velhinha da sua mãe!

Também tenho a da minha...

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Minha linda maninha Esperança

Eu sei que gostáste deste texto da Mimi.Vi que deixáste lá um lindo comentário.

Tambem acho valiosa e bonita a história da tua primeira Bíblia.
Pessoas como esse casal de Missionários...marcam muito as nossas vidas!

Como me lembro tão bem deles!
Ela tocava violino duma forma muito bela.

Om grande abraço

viviamna