quarta-feira, 15 de agosto de 2012

E de repente a casa ficou vazia

                                       O Moínho de Mira-Sintra, que vejo aqui da janela

Hoje, acordei "com a casa vazia".

Estiveram por aqui os netos durante cerca de duas semanas. Só faltaram dois: O Nuno e a Inês, de férias no Algarve.

Foram dias de riso, de alegria e de  muita brincadeira
Mas também houve momentos sérios, como por exemplo, quando  eu, de volta dos tachos e panelas, me lembrava de algo importante para lhes transmitir, para lhes ensinar, chegava junto deles e pedia cinco minutos de atenção, que eles me davam  prontamente.
  Ou ainda, momentos muito belos, quando todos á volta da mesa das  refeições, dávamos graças pelo alimento. Eu perguntava á mais pequenina que nem dois anos tem... a Clara, que era a primeira a ficar em silêncio e a juntar as pequeninas mãos em atitude de oração, eu perguntava-lhe: Clara, cantamos ou falamos? E ela rápida respondia: "Cantamos". Então todos (ontem á noite éramos treze) elevávamos  as nossas vozes até ao céu num hino de acção de graças. Terminado o cântico, a Clara era a primeira a dizer: "Bom apetite".

Hoje, de manhã cedo, enquanto pensava na Margarida, de seis anos, muito "agarrada a mim"...o telefone tocou. Era ela, com a vózinha embargada a dizer-me: "Bom dia, avó! O que é que estás a fazer?"

Amanhã, a casa voltará a ter vida. O Nuno e a Inês, regressados ontem do Algarve, virão passar um tempo aqui connosco. Estarão por aqui também, provávelmente, o Gil e a Sara.

Quando hoje acordei, abri a janela, olhei o céu, lavado pela preciosa chuva que caíu de noite, e com a minha alma profundamente reconhecida, agradeci ao meu Deus, ao meu Senhor, a benção da FAMÍLIA linda e preciosa que Ele me deu, e também estas oportunidades tão ricas de ter os netos por perto, a alegrarem-me e a fazerem-me feliz!
Que bom!

5 comentários:

Maria disse...

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" - Salmo 127:1

Bonito falar sobre os netos.
Um bom feriado.

Lilasesazuis disse...

Que postagem mais linda, cheia de vida, de amor, de gratidão...

Você é abençoada por Deus, Viviana, por ter essa família tão amorosa!!

Tenha um lindo dia, beijinhos,

Lígia e turminha :))

Rosa disse...

Olá Viviana.
Espero que esteja a viver com toda a tranquilidade este dia feriado.
imagino como foi bom ter essa casa cheia de alegria e traquinices...

Só podemos "cantar" dar graças a Deus por tanta felicidade.

Resto de uma boa tarde.
Abraços, amiga Viviana.

esperança disse...

Olá minha querida maninha! Tem o melhor dia possível na companhia dos teus netinhos queridos.
Que Bonito Viviana!!!...Bem se diz que os exemplos começam em casa, Com a graça do Senhor os teus netos serão no futuro (já são) tementes a Deus como seus avós e como seus pais. Esta realidade, infelizmente, não existe hoje em dia na maior parte das famílias. Por isso o mundo está como está.
Gostei…descreveste o que te vai na alma, faz-me lembrar este provérbio: Diz o borrachão o que lhe vai na coração, e tu estás continuamente embriagada de felicidade, pois tudo te encanta!!!...Tudo para ti é fácil, tudo se faz com alegria…Eu admiro-te…
A presença dos nossos netinhos dá-nos a força que já não temos, até nos sentimos rejuvenescidos…Mas quando eles se vão! E para outro país como os meus únicos três amores, a filha e os dois netinhos, vamo-nos abaixo, eu fico de rastos. Pensar que voltam no dia 21 de Setembro dá-me ânimo
Tem, tenhamos todos, um bom resto de dia.


Marlene Maravilha disse...

Que lindos momentos passados em família amiga! Isso nao tem preco.
Louvo a Deus contigo pela tua e pela minha. Sei bem o quanto faz-nos feliz podermos estar reunidos.
A Deus toda a honra!
beijo