quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Significado da Justiça Social na Bíblia

 O Dr. Russel Shedd - um grande homem de Deus -  com quem privei  na minha juventude

«Para muitos humanistas seculares, a justiça social talvez não signifique muito mais do que a substituição do capitalismo pelo socialismo estatal, facilitando assim a distribuição equitativa da produção e garantindo uma divisão imparcial das riquezas do mundo a todos os homens"segundo as suas necessidades". Outros acrescentariam a esta base a dimensão da paz internacional de modo a eliminar todas as ameaças aos indivíduos; acima de tudo, a destruição nuclear. Outros ainda, reconhecem prudentemente que o fracasso em prover significado para a vida humana erra o alvo. Por que buscar a paz, prosperidade e segurança se o enfado e o tédio impelem os homens a pensar no suicídio? Na Bíblia, a justiça social tem a sua raison d 'etre na  relação entre o homem e Deus e na revelação transmitida ao homem  registada nas Escrituras...
...O cumprimento da regra de ouro, amando o próximo como a si mesmo, escreve Tiago, elimina a parcialidade, o racismo, ou o menosprezo do pobre na igreja. (2:6 a 9). A motivação para tratar com respeito o necessitado não surgirá principalmente de uma estruturação melhor da sociedade, mas da mudança operada no coração dos indivíduos que possuem "fé"  genuína em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo (Tg.2:1). A fé expressa apenas por palavras é totalmente condenada como inútil. O irmão nu e faminto não pode ser alimentado e aquecido com simples palavras, mas necessita de sustento material. (Tg 2:15 e 16)

Russel P. Shedd - no lvro - A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia

2 comentários:

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (88anos),direi que se Deus,como a Igreja ensina,é um Ser com todos os seus predicados num grau infinito, não pode ter necessidade do que quer que seja.Então porque criou o Mundo e dum bocado de barro fez Adão e duma costela dêste,fez Eva?Ao colocá-los no Paraíso Terreal proibiu-os de comerem o fruto da árvore da ciência do bem e do Mal que era uma macieira.Mas o Diabo disfarçado em serpente tentou Eva e ela comeu o fruto proibido e deu-o a Adão.Esta transgressão valeu-lhes a expulsão do Paraíso Terreal.Mas se Deus é infinitamente sábio,sabia de antemão que êles não cumpririam a sua determinação.Se Deus é o único Criador como ensina a Igreja, então também criou o Diabo e o Inferno,o que está em contradição com a sua infinita perfeição.E se Deus é imutável,não pode mudar como um catavento e arrepender-se de ter criado o Mundo e os Seres humanos e mandar um Dilúvio que matou Seres inocentes que não tinham cometido o pecado original.Depois envia o seu «filho» para sofrer e morrer como cordeiro de Deus,remindo os pecados da humanidade a apaziguando a sua ira divina.E então eu deixo aqui mais uma pergunta:
-Que Deus é êsse assim tão mau,
tão cruel,tirano e sanguinário,
que se porta pior que um marau,
e mata o «filho»no Calvário?!
Ora um Deus caprichoso,tirano,cruel
vingativo,com tantos defeitos humanos,só pode ter sido criado pelo Homem à sua imagem e
semelhança e a respectiva Religião
segundo os seus interêsses.

Viviana disse...


Olá,José

Estou grata pela sua visita a este humilde cantinho.
É muito bem vindo, creia.

Prezo tanto o ser humano - meu irmão e meu próximo - que creio firmemente, que o simples contacto ou conhecimento é uma benção para mim. Cada ser humano é uma pessoa única e muito importante. É assim que eu vejo e sinto.

Quanto ao conteúdo do comentário que aqui deixou, eu entendo, compreendo e respeito.

Somos livres para escolher e decidir o caminho que queremos trilhar. Somos também responsáveis por as nossas escolhas e os nossos caminhos.

Eu, desde pequena, escolhi Deus. Ele é a minha melhor porção, o meu maior tesouro Sou muito, muito feliz com Ele.
Não imagina quanto...

Amigo

Desejo-lhe saúde, alegria e paz.
Um grande abraço e um bom fim de semana

Até sempre

Viviana