segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aloés / Erva Babosa - Liliáceas


                                                         Aloé vera ( A. Barbadensis)

Do meu Guia Prático de Plantas Aromáticas, da autoria de Lesley Bremness, e oferta do Jorge, no Natal de 2002, selecionei hoje, a famosa e conhecida Aloés /
Erva Babosa, para a apresentar aos amigos.

«Diz-se que um dos ingredientes secretos responsáveis pela beleza de Cleópatra eram os aloés, ainda hoje escolhidos por muitas empresas de cosmética para cremes de rosto e das mãos, loções bronzeadoras e   champôs. Os aloés atrairam também a atenção de muitas entidades devido á capacidade de curarem queimaduras por radiações, e até se diz que o Governo americano os está armazenar para o caso de um desastre nuclear. É a seiva fresca desta planta notável que cura a pele e alivia as queimaduras.
Os aloés que crescem na Ilha de Socotorá, no Oceano Índico, produzem um corante violáceo muito atraente, e pensa-se que foi por causa deste produto que Alexandre, o Grande, conquistou a Ilha no século IV a.  de Cristo.

Ao abrir a folha encontra-se uma seiva clara e gelatinosa, que alivia imediatamente as queimaduras, formando uma camada  clara e protectora, a qual permite uma rápida cicatrização.

Nota: Acabei de provar que é verdade, pois antes de me sentar aqui, queimei-me com um salpico de azeite a ferver, no braço direito, tendo ficado com uma flictena  ou bolha, bastante dolorosa. apliquei um pouco dessa geleia de Aloés que tenho sempre em casa, e o  certo é que fez diminuir imediatamente a dôr  e absorveu o liquido ficando a flictena muito reduzida.

Utilização dos Aloés:

Folha - com a seiva da folha, fazer um creme  de tratamento, amaciador e hidratante, especialmente recomendado para a pele seca.

 Na medicina

Folha - Esmagar as folhas frescas ou cortá-las  e aplicá-las em cataplasma  sobre a pele   gretada, eczemas, ou em caso de dermatite. Partir uma folha  e aplicar a sua seiva sobre pequenas queimaduras.

Nota: Em caso de queimaduras graves, procurar imediatamente um médico.

Duração -  É uma planta perene, sempre verde e sensível ao frio.
Altura - Trinta centímetros.»

Do livro - Guia Prático - Plantas Aromáticas - de Lesley Bremness

1 comentário:

Lilasesazuis disse...

Viviana, adorei o post!!

Muito instrutivo! Muito bom saber mais sobre essa maravilhosa planta!!

Minha avozinha tinha ela plantada na horta e eu abria para passar nos cabelos!!!

Saudades de tudo!!

beijinhos,

Lígia e turminha!!!