sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A minha Gratidão imensa e a minha Homenagem sincera, á Bombeira Rita Pereira, morta ontem,pelo fogo


A Jovem bombeira Rita Pereira  - Fonte da imagem: bombeirosparasempre.blogspot.

Não me posso calar! Apetece-me gritar de raiva e de revolta!
Os incendiários, são, para mim, os responsáveis por estas vidas ceifadas, por a morte destes homens e mulheres bons, e como assassínos deviam ser julgados.
Este ano já "foram apanhados" 37! Um deles o responsável pelo fogo de Miranda do Corvo, onde morreu o bombeiro António, que aqui homenageei.
Mas, e aqui é que está a questão...o que é que os tribunais vão fazer com estes 37? Para já, segundo entendi, alguns nem sequer foram  presos...aguardam em liberdade o julgamento. Imaginem! Podem assim continuar a incendiar á vontade!
Depois, uma vez julgados, - quando será? - o muito que podem apanhar, se apanharem, é uma pena entre um e dois anos de cadeia. Logo, logo, estão cá fora para continuar a sua actividade criminosa.
Como eu lamento, como me revolta, como me frusta...a Justiça em Portugal!
Se acaso, algum bombeiro morto "em combate", fosse filho de um juiz, de um político, de um deputado, etc.- decerto fariam leis mais ajustadas a este tipo terrível de criminalidade. Porém, ilusão minha! Haverá porventura um bombeiro em Portugal filho destas personagens que atrás citei? Que eu saiba, que eu tenha tido alguma vez conhecimento, nos meus 72 anos de vida...não!
Bombeiros  são os filhos do povo, da gente humilde, dos "pequenos", que se oferecem para dar a vida pelos outros e  proteger os seus bens.
O próprio Presidente  da Liga dos Bombeiros de Portugal, veio a semana passada, exigir legislação mais condizente com este crime. Pediu, ou melhor, exigiu...dos deputados da Assembleia da República, "URGẼNCIA", em rever toda esta legislação.
Quando eu era criança, vivi rodeada de Pinhais - Leiria - e não me recordo de um único fogo destas dimensões!
Logo, é um fenómeno relativamente novo.É a forma de alguns criminosos "se realizarem", fazendo o mal. E, cada ano é a mesma coisa, cada vez um pouco pior que o ano anterior. Assim, nunca mais saimos disto..e creio mesmo, que se nada fôr feito, urgentemente, cada vez será pior, será uma desgraça total!

Á bombeira Rita, que morreu ontem ao meio-dia, no Caramulo, cercada por as chamas...um horror...quero aqui, manifestar a minha eterna gratidão, o meu profundo pesar, a minha enorme admiração, por tudo quanto fez em prol dos outros.
Obrigada, por ter dado a sua vida, tão jovem...24 anos, pelo próximo.
Presto a minha sincera e sentida Homenagem a esta verdadeira Heroína, que pertencia á Corporação dos Bombeiros de Alcabideche, onde era bombeira desde os 14 anos; "a menina que cresceu no quartel", que acompanhava o pai (ex- bombeiro)  e os tios que ainda vestem a farda. Partira de Alcabideche, aqui perto de Lisboa, para a serra do Caramulo. na  Beira-Alta, integrada no Grupo de Reforço  de incêndios Florestais (GRIFE), constituído por trinta bombeiros. Era uma das bombeiras mais experientes no combate ás chamas. A Rita, deixa sem mãe uma menina de 4 anos, cujo pai é também Bombeiro na mesma corporação. A esse bombeiro, que eu não o nome, o meu abraço solidário e o desejo de bençãos, consolo, e  Protecção de Deus.
 A Menina, quando crescer - sem mãe - irá por certo ter um grande orgulho por a sua mãe, a Rita, ter dado a vida pelos outros.
 Oro, para que o Senhor proteja, no dia de hoje, as centenas de bombeiros que no Norte e centro do país combatem mais de uma dezena de fogos.

Espero, desejo, que as mortes fiquem por aqui; foram 3, em três semanas.

2 comentários:

dilita disse...

Amiga Viviana,

Não tenho palavras para a sua postagem cheia de ternura. Que mágoa tão grande sabermos que isto aconteceu. Uma vida em flor assim ceifada, e outras vidas igualmente perdidas nesta tragédia, que Deus não mandou.
Um abraço grande para si Viviana, pela sua grande dedicação ao bem.
Beijinho.
Também escrevi sobre o fogo, mas demasiado enraivecida.
Dilita.

Rosa disse...

Mais uma tragédia que nos deixa em grande tristeza...


Abraço Viviana.
Bom fim de semana.