segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Quando os pais e as mães envelhecem

Fonte da imagem:www.vivaclubepoa.com
«As rápidas mudanças sociais das últimas décadas em Portugal mudaram radicalmente a forma de encarar o problema da velhice. No nosso estudo de textos bíblicos relevantes, verificámos que "obedecer" aos pais  se pode tornar menos viável - ou mesmo impossível -  quando estes são idosos. Mas "honrar" os pais pode e deve ser uma atitude prevalecente até ao fim da sua vida - mesmo depois -  Quando, por exemplo. os filhos tratam como se a sua necessidade principal fosse essencialmente material, isso pode ser o espelho da mentalidade dos pais na educação que receberam. Assim, se os obrigam a viver num Lar da Terceira Idade, dizendo que, "não lhes falta nada", quando de facto, nessa situação, o convívio com a família, a independência e o carinho dos filhos e netos, faltam totalmente, podemos  não estranhar, mas dfícilmente concordaremos. 
Nesta área não é possível ignorar mudanças sociais rápidas e tentar aplicar soluções de outros tempos. No entanto, podemos manter em mente os princípios subjacentes ao  conceito bíblico de família -  no grupo alargado - algo parecido com a família portuguesa de há duas ou três gerações, em que se encontra um lugar para todos os elementos. Até uma idade bastante avançada os avós ocupam-se dos netos, ou mesmo dos bisnetos, quando deixam   de o poder fazer, os mais novos, sentindo uma dívida  de gratidão, suportam as necessidades inerentes  cuidando deles. A casa da família pode não ser a melhor solução para a avó ou o avô viverem;  mas uma casa própria  perto da casa dos filhos, é uma solução que providencia simultâneamente algum contacto e alguma distância.
A cultura portuguesa ainda é uma cultura  em que os avós são prezados - e muitos acabam por cuidar da educação dos seus netos tanto ou mais   do que os pais das crianças, que não podem fazê-lo. É curioso ouvir o testemunho de crianças que passam tempo em casa dos avós, estando muitas vezes reformados, numa fase em que ainda têm bastante energia e tempo. Como li num artigo algum tempo atrás, as crianças alegram-se porque "aprendem muitas coisas novas" em casa dos avós.
No entanto, quando os avós atingem  uma idade mais avançada, o Lar da Terceira Idade passa a ser uma solução contemplada por muitos. Não ignorando os casos em que esta é a melhor ou única solução possível, as desvantagens que têm , na maioria dos casos, estão a tornar-se cada vez mais óbvias. e a desvantagem  de ser tão dispendiosa não é a menor delas.»

(Alan Pallister e Samuel Cerqueira - no livro - Ética Cristã  Hoje)


2 comentários:

esperança disse...

Olá! Maninha muito querida, que este lindo dia te esteja a ser muito bom!...No aconchego da tua casinha, que é o melhor lugar, o lugar em que criaste os teus filhos, e recebes os teus netos, o ninho de onde os teus amores, levantaram voo para construírem os ninhos deles. A vida é uma roda sempre a girar…Anteontem os nossos queridos e saudosos pais, ontem nós, hoje os nossos filhos e amanhã os nossos netos, estarão no auge da vida e da felicidade!!!...Vivida nos seus ninhos. É por causa do turbilhão sem fim, que são as recordações de uma vida cheiinha que nem um ovo… Que o melhor lugar para os idosos avós, é o seu velho ninho.

Tem, tenhamos todos, um óptimo e alegre dia.

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Ah! mas deixaste ate aqui palavras e pensamentos tão lindos!!!
Gostei e apreciei tanto!
Li-os ao Jorge que também os achou muito lindos.
Tudo verdade...o que dizes...
Quão bom e amoroso tem sido o Senhor Deus para nós!...
Quanta bênção!
Toda a glória e louvor para Ele.
Uma boa noitinha de sono
Beijinhos
Viviana