sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A tão vulgar Borboleta branca - Pieris brassicae

Borboleta branca - Pieris brassicae. Fonte da imagem: Loma del Acebuchal
Características

As asas anteriores têm cerca de 3,3 cm de comprimento. É o maior representante da família a que pertence podendo ser facilmente reconhecida mesmo durante o voo. As pintas negras e as zonas escuras sobressaem ao longe. Nas fêmeas as faces interiores das asas é amarela, sobressaindo mauis na 2ª geração.

Habitat

A P brassicae é uma espécie que se encontra distribuída por quase toda a parte : nos campos, nas grandes cidades searas de trigo ou hortas. Muitas alimentam-se nos campos cultivados, sendo por isso muito perseguidas.

Zona de multiplicação

Encontra-se na Europa até 62 graus de latitude. Aparece raramente no Norte e com frequência no Sul. Nas montanhas até 2000 metros de latitude.

Frequência

É considerada  uma das borboletas mais abundantes. Aparece em grande quantidade na maior parte dos anos. Nessa altura milhares de P. brassicae invadem os campos da Europa e lançam-se em bandos em direcção ao sul, até ao Norte de África., onde vivem outras populações. A primeira geração origina poucos exemplares. O grosso das borboletas existentes resulta ta 2ª e 3ª gerações.

Período de vôo

Reproduz-se em duas ou três gerações. A primeira voa de meados de Abril até pricípio de Junho. A 2ª geração do meio de Julho até ao fim de Agosto. A terceira de Setembro a Outubro.

Período larvar

A 1ª geração de Agosto a Outubro; a 2ª de Junho a Julho e a  3ª em Setembro.A crisálida hiberna.

Alimentação

Preferem as couves. Por isso tem-se tentado exterminar esta espécie daninha com produtos químicos. Mas investigações  desenvolvidas mostram que elas resistem cada vez mais aos venenos. Por causa deste «massacre»  levado a cabo contra a P. brassicae esta desloca-se por um curto espaço de tempo  para regiões mais elevadas. Apesar de tudo continua a ser uma espécie muito abundante. Alimenta-se também das crucíferas mostarda dos campos e saramago.

(Dra. Helgard  Reichholf  Rihem  no livro - O mundo da Natureza - Borboletas  - Circulo dos Leitores)

Sem comentários: