sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Polinização das flores pelas aves

A bela strelitzia Reginae. Fonte da imagem:https://www.google.pt/ 

POLINIZAÇÃO DAS FLORES PELAS AVES

Muitas das flores coloridas tropicais e subtropicais desenvolvem-se bem em casas aquecidas e nos jardins com muito sol, porém as plantas de latitudes quentes normalmente não conseguem sobreviver ao ar livre no Inverno e têm de ser plantadas ou semeadas  na Primavera seguinte.
Muitas destas plantas estão adaptadas à polinização pelas aves e são cultivadas em grandes quantidades. As suas bonitas flores são normalmente de duas ou três cores atraentes: vermelho - brilhante, escarlate  ou verde vivo. Flores puramente vermelhas são raras na flora europeia porque alguns insectos, especialmente as borboletas destinguem o vermelho.
Porém, onde os agentes polinizadores são aves, são vulgares as flores de cores vermelhas. As aves destinguem o vermelho particularmente bem e o seu sentido de cor é igualmente excelente, pelo que esta é um chamariz bastante eficaz..Cerca de duas mil espécies de aves  polinizam flores mas só fora da Europa  e da Sibéria. Israel é a área  mais próxima onde existe a polinização por aves.
Quase todas as aves polinizadoras são do tamanho do chapim, da carriça,  ou ainda mais pequenas A mais pequena de todas é o beija-flor Helena, que é também a ave mais pequena do mundo, tem a dimensão de um abelhão.

(Eigil Holm - no livro - Biologia das Flores - Edição do Circulo de Leitores)

Sem comentários: