quarta-feira, 22 de março de 2017

Antes de subir o pano - do livro - ABC Teatral

ABC Teatral - Uma edição de 1949 -  Pap.Fernandes. Fonte da imagem: https://www.abebooks.com/ 

Num pequeno opúsculo, com o mesmo nome do livro da imagem acima, mas, creio que de edição bastante anterior, encontrei, casualmente, o texto que passo a apresentar:

Antes de subir o pano

Meninos e meninas

«Apenas dois dedos  de conversa, na abertura deste livrinho, propositadamente escrito para vós.
    A par do ABC escolar, em que aprendestes a conhecer e a juntar as luminosas letras do Alfabeto, aqui tendes,  bons amiguinhos, o vosso ABC Teatral. Exercitai a memória, lendo e decorando os diferentes  recitativos contidos nas suas páginas, e mostrai,  sem timidez mas com modéstia - porque é feio sermos vaidosos! - aos vossos  parentes e amigos, o talento artístico que possuís.
    Não hão-de faltar-vos ocasiões propícias para o fazerdes: um dia de anos,  um serão familiar, uma festa da Escola, uma reunião de companheiros durante as férias, uma tarde em que o frio ou a chuva vos obrigou a ficar em casa, a noite da grande Consoada, o dia esperançoso do Ano Bom.
    E os vossos pais e os vossos Mestres não hão-de dar por mal empregado o tempo que dedicardes a tão interessante e proveitosa distracção. Melhor será entreter assim o tempo do que andar  vadiando pelas ruas na  jogatina da bola, rompendo as solas, sujando os fatos, magoando quem passa, a atirar pedras às vidraças, a escalar perigosamente os muros do quintal do vizinho para lhe ratonar a melhor fruta, ou destruir os ninhos das úteis  e indefezas avezinhas - acções que jamais deveis  praticar, pela simples razão de que cometer tais actos revela  maus instintos  e é uma prova de falta de educação.
    Tirar um ninho aos inocentes passarinhos, que tantos benefícios  nos prestam, é destruir um lar com a sua família, e nenhum de vós, por certo, gostaria de ficar sem a sua casa, sem o seu Pai, sem Mãe,  que tanto vos adoram.
    Brincai, pois, aos Teatros e tende a certeza de que nesse divertimento, que forma o coração e recreia o espírito, encontrareis  os mais agradáveis momentos de alegria.
    E, já agora,  com estas pequeninas recomendações, aí vão os sinceros votos de grandes triunfos e... muitos aplausos.»

   Crede na muita estima dos
                                                vossos amiguinhos

       (Assinam:  Alfredo Cabral e Reinaldo Ferreira)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá viviana.


Que livrinho interessante...


Que bom se os mais novos estivessem abertos a estes conselhos, em especial à ocupação teatral.


Sabe Viviana,sou apaixonada por teatro, tenho um certo desgosto por não ter conseguido levar esse gosto mais além, mas tempos atrás, não era bem visto pelos pais como profissão.

Consegui, isso sim, no amadorismo, e tenho boas lembranças.
Se bem que, hoje ainda, nos meus encontros, nos retiros, nos encerramentos do ano Equipista...faça o gosto a esse entretimento ;))



Viviana, bom dia, ainda que chuvoso e fresquinho

Abraços.



Viviana disse...

Querida Rosa

É curioso que encontrei o "livrinho", casualmente, no meio de uma "mão cheia" de livros que retirei de uma prateleira da biblioteca cá da casa, para ocupar o meu tempo de repouso, folheando-os...

Interessante!

A minha boa amiga gostar assim de teatro...

Que bom que tem aproveitado as oportunidades.

É tão salutar fazer o que gostamos...

Um grande abraço
Viviana