sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O que escrevi há oito anos sobre o Natal, neste espaço, creio estar completamente actualizado. Ora vejam.


Eu já tive oportunidade de vivenciar momentos únicos e inesquecíveis, em celebrações de Natal, quer em família, quer na minha Igreja .

Enquanto tivemos a bênção de ter a nossa mãe connosco, a Festa de Natal na noite da consoada, sempre foi na sua casa.Lá se juntavam todos os filhos, genros e netos, numa comunhão de alegria maravilhosa.
Na Igreja, desde pequenina e até ao dia de hoje, sempre participei dos programas especiais, quer nos belos cânticos de Natal, quer em representações de peças, ou mesmo recitando poemas, como acontecerá este ano.
A celebração do Natal de Cristo, é para a nossa família deveras relevante.
Este ano se Deus quiser, estaremos todos juntos em casa do meu filho mais velho, o Pedro David.

- Eu sei que o nascimento do Menino de Belém, há dois mil anos atrás, foi a única forma de Deus resolver o problema espiritual do homem (ser humano).
O Menino fez-se Homem, viveu entre nós, trouxe-nos a Boa Nova da salvação, por meio do amor de Deus, e cumpriu cabalmente o fim para que veio: Morrer em nosso lugar na Cruz do Calvário, ofertando-nos assim, o perdão para os nossos pecados e a salvação eterna, que, sozinhos, por nós mesmos, nunca conseguiríamos.

 - Eu sei que para muitos, talvez a maioria, o nascimento do Menino, pouco ou nada diz no aspecto espiritual. Mas eu lamento que assim seja, porque não só não valorizam a sua vinda ao mundo dos homens, como desperdiçam a oportunidade de ouro, de agarrar com ambas as mãos, o melhor presente do mundo.

- Eu sei que infelizmente para muita, muita gente, celebrar o Natal significa apenas mais um feriado nacional, mais uma festa, onde se come e bebe bem, e onde se trocam presentes. Mais nada.

- Eu sei que o Natal tornou-se em comércio, em oportunidade de vender mais, de ganhar dinheiro, de fazer negócio.

- Eu sei que as crianças são educadas para isso desde pequeninas.
O natal para elas é uma excelente oportunidade de pedirem e "exigirem", presentes e mais presentes, com os quais enchem o quarto, e dos quais se enfastiam logo a seguir.
E enquanto isso, há milhões de crianças no mundo, que não só não recebem um presente sequer, mas têm fome, e sede, e frio, e doenças que poderiam ser curadas se tivessem meios, e guerras e violências sem fim.

- Eu sei que o Menino de Belém veio para que todas as crianças do mundo e todas as pessoas em geral, possam viver uma vida abundante e serem felizes.
Creio que é altura de todos reflectirmos sobre isto, e aceitar-mos o desafio de Cristo, entronizando-o como Senhor das nossas vidas, como nosso Salvador e nosso guia, e assim, cada um, amando Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, dar o seu precioso contributo para que todos possam ser felizes e possam realizar-se como pessoas, como seres humanos criados á imagem e semelhança de Deus.

- Eu sei que isto poderá parecer um sonho impossível de realizar, mas se todos mudarmos de atitude perante o Natal de Cristo, atendendo ao seu real e magnífico significado, eu tenho a certeza que tudo será diferente.

(Publicado  por mim neste espaço, no dia 9de Dezembro de 2009)


Sem comentários: