sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Sonda-me, ó Deus - Um poema de Gióia Júnior



SONDA-ME, Ó DEUS  

Sonda-me, ó Deus,  pois sei que nem eu me conheço,
não sei o que desejo e nem o que mereço,
que caminho seguir, que palavras dizer,
que sementes plantar e que frutos colher.
Tu me criaste, ó Deus, o coração humano,
imenso como o céu, profundo como o oceano,
podes sondá-lo bem, com poder e firmeza,
esquadrinhá-lo, enfim, na sua  profundeza
e arrancar o que é mau : a vaidade mesquinha
e o ódio, como quem arranca  a erva daninha,
que faz secar o verde e faz morrer a flor,
a humildade e a pureza,a submissão e o amor.
Sonda-me, ó meu Senhor, com teu olhar paterno,
e guia-me afinal pelo caminho eterno.

O caminho de paz, o caminho de luz,
o caminho de amor de  Teu Filho Jesus!
Que outro não há, bem sei, que nos conduza á calma.
Sonda-me meu coração e esquadrinha  minh 'alma,
mede meu pensamento e a minha vida sonda,
que de  Ti - ai, bem sei! - não há quem se esconda:
nem a estrela no céu nem a haste no feixe,
nem o peixe no mar, nem o ímpio no peixe,
nem o orvalho na flor, nem a flor no caminho,
nem a concha na areia ou a rosa no espinho.
Tudo escutas, ó Pai, terrivelmente tudo,
do soluço mais grave ao riso mais agudo.

Sonda-me... o Teu olhar é penetrante e terno,
a Tua voz é clara e o Teu Caminho eterno,
e eu sei que após sondar-me, afinal me darás
a verdadeira paz, a procurada paz!    (Gióia Júnior - no livro - Orações do Cotidiano)

4 comentários:

Manuela Pacheco disse...

Meu Deus que coisa mais linda. Esta Sra. é única!
Bom Ano amiga e obrigado por tudo.

Viviana disse...

Querida Manuela

Este autor cristão tem poemas belíssimos!

Tocam-nos! Dizem-nos tanto!

Um abraço, minha boa amiga

Um Bom e Feliz ano de 2018

Viviana

Notas Musicais disse...

O poeta Rafael Gioia Júnior é uma inspiração.

Unknown disse...

Bom dia. Tenho um projeto de declamar poemas de poetas evangélicos, e um deles é Gioia Junior. Também declamo salmos e outras porções bíblicas e também canto hinos do Cantor Cristão para ensinar hinos novos. Estava procurando uma cópia da poesia Sonda-me ó Deus. Muito Obrigado!! Otoniel Henrique de Melo, Pastor Batista.