quarta-feira, 6 de junho de 2018

A casa cor-de-rosa, do Magoito - Antes e depois

Foto da Viviana.

Esta, era a casa cor-de-rosa  da "minha praia" do Magoito - Sintra, há muitos anos atrás.
Mesmo à beirinha do mar; no seu lado esquerdo, apenas a estrada a separava do Oceano.
Á frente, tinha um parque de estacionamento e...depois o mar.
Aquela porta aberta na varanda, para a qual davam as escadas, durante anos e anos, mesmo muitos anos, estava sempre aberta. Fosse eu demanhã ou á tarde á praia, sempre via a porta aberta. Geralmente não via ninguém.
Um dia, encontrei a moradora junto ao portão da entrada e, "não fosse eu a Viviana" que fala com toda a gente, mantive uma agradável conversa com a senhora, que me disse, que tinha herdado aquela casa dos avós.
Nunca mais a vi. Estive algum tempo sem lá ir e, quando voltei, pela primeira vez, encontrei a porta  da varanda fechada, bem como todas as janelas, com os estores corridos.

No café mais próximo, perguntei por a moradora da casa cor-de-rosa,  ficando então a saber que a senhora tinha ido para um  lar de idosos. Nada mais me souberam adiantar. Fiquei triste, muito triste.

Dada a minha dificuldade em caminhar, tenho saído muito menos de casa,e assim, estive vários meses sem ir ao Magoito. Quando lá voltei, encontrei a casa assim:
 Foto da Viviana.
A porta da varanda continua fechada e os estores de uma das janelas, já foi forçado.
Creio que é o primeiro passo para "uma ocupação selvagem".
Que  pena! Se ninguém fizer nada, incluindo a Junta de Freguesia, lá se vai a casa mais linda do Magoito.
Tenciono contactar a Câmara Municipal de Sintra, no sentido de valorizar este imóvel e, quem sabe, nele instalar um Museu do Mar, ou  outro projecto cultural que tenha a ver com o "meu belo mar do Magoito", que se pode ver ao lado da casa, tão azul! Tão lindo!

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.


Lembro do post onde nos falava desta linda casa.
É pena a sua degradação.

É como na vida, começamos por ter toda a frescura,força, sonhos, capacidades...

Depois, os anos, a diminuição das forças, a falta de sonhos e ...tudo se degrada

Bom, ainda não seja o nosso caso :))



Viviana, um bom resto de tarde.

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

achei interessante a comparação que faz.
Por sinal, bem verdadeira.
Desejo-lhes um abençoado fim de semana
Viviana