terça-feira, 10 de julho de 2018

A CARIDADE - Um poema de João de Deus

João de Deus - Poeta lírico e pedagogo português

A CARIDADE

Eu podia falar todas as línguas
            Dos homens e dos anjos;
Logo que não tivesse caridade,
Já não passava de um metal que tine,
           De um sino vão que soa!

Podia ter o dom da profecia,
            Saber o mais possível,
Ter fé capaz de transportar montanhas;
Logo que eu não tivesse caridade,
            Já não valia nada!

Eu podia gastar toda a fortuna
            A bem dos miseráveis,
Deixar que me arrojassem vivo ás chamas;
Logo que eu não tivesse caridade,
            De nada me servia!

A caridade é dócil, é benévola,
        Nunca foi unvejosa,
Nunca procede temeráriamente,
        Nunca se ensoberbece!

Não é ambiciosa; não trabalha
Em seu proveito próprio; não se irrita;
         Nunca suspeita mal!
Nunca folga de ver uma injustiça;
          Folga com a verdade!

Tolera tudo! Tudo crê e espera!
         Em suma todo sofre!

 (João de Deus - no livro -  Campo de flores) 

Nota :

Caridade  -  Amor ao próximo
No Dicionário da Língua Portuguesa 
De Fernando J. da Silva)

Sem comentários: