terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

No Lar - Um poema de Casimiro de Abreu

O Poeta brasileiro Casimiro de Abreu.
O  LAR

Foi aqui, foi ali, além... mais longe,
Que eu sentei-me a chorar no fim do dia;
 - Lá vejo o atalho que vai dar na varzea...
Lá o barranco por onde eu subia!...

Acho agora mais sêcca a cachoeira
Onde banhei-me no infantil cansaço...
 - Como está velho o laranjal tamanho
Onde eu caçava o sanhassú a laço!

Eu me remoço recordando a infância,
E tanto a vida me palpita agora
Que eu déra oh! Deus! a mocidade inteira
Por um só dia do viver d´outrora!

E a casa?...as salas, estes móveis...tudo,
O crucifixo pendurado no muro...
O quarto do oratório... a sala grande
Onde eu temia penetrar no escuro!...

 (Casimiro de Abreu - no livro - AS PRIMAVERAS)

 Nota: 
Poeta brasileiro que faleceu aos 21 anos, com tuberculose) 


Sem comentários: