quinta-feira, 4 de abril de 2019

O BOM PASTOR - Um poema de Cremilda Simões

Lirios´do campo- em Mira-Sintra

O BOM PASTOR

Quem não conhece a figura rústica
protectora e forte
de um Pastor de rebanhos
a guardar e apascentar, por serras e campinas,
 - neste particular - ovelhas.
Ovelhas que orienta, encaminha
chamando-as como a meninas?!

Ovelhas, animais indefesos
expostos a todo o ataque de animais selvagens.
Que se tresmalham, sem senso de direcção
a boas pastagens.
Desgarradas se não tiverem  o Pastor
que as busque e encontre trazendo-as
seguramente
ao dar-lhe a mão.

É assim que jesus nos vê.
A cada um de nós e a todos.
Sentindo grande compaixão.
Ele se nos revelou e se intitulou:
«Eu sou o bom Pastor...conheço as minhas ovelhas».

Mas quantas há, errando sem orientação...
Sem protecção.
Desviadas, falhando a encontrar o caminho
do qual se alienaram e que as levaria a Deus?
O Caminho!...
O  Único caminho que é Jesus
«O bom Pastor  que deu a sua vida pelas ovelhas»
na Cruz.

O lobo devorador
Seu arqui-inimigo e de suas ovelhas
quantas vezes anda em derredor!...
Afugenta-as, levando-as a encontrar
os que aparentam ser pastores cuidadosos.
Mas antes...atraindo-as a pastos estéreis
ressequidos, sequiosos.

«Mercenários» que fogem ante o perigo
abandonando os rebanhos.
Deixando as ovelhas dispersas, expostas
a todo o inimigo... arrebatadas com seus anhos!...
que amorosamente os transporte aos ombros
através de escolhos, sebes derrubadas
em seus escombros.

Todavia, o Senhor afirmou: «As minhas ovelhas
seguem-Me, porque conhecem a minha  Voz».
Com Ele, «nada nos faltará».
Pois a vida que nos dá..é dieta por excelência
da qual vem o  Pão que nutre a nossa alma.
Guia-nos sempre «a pastos verdejantes»
e a águas cristalinas que dessedentam
e são em todo o tempo: Revigorantes.

Ele vai à nossa frente, ao  Seu  Aprisco
a fim de que o sigam
todos aqueles que se juntam ao Seu rebanho
já redimido por Sua Vida substitutiva
na cruz.

Jesus.
está pronto a ouvir uma oração sincera
e tomará conta, agora e na eternidade
de todo o coração
que  n`Ele  confia e espera.
Sua bondade e misericórdia é uma constante
que se desdobra, qual nuvem luminosa
sempre cada vez mais...
mais adiante.

.....................................................................

Se és  uma ovelhinha
que procura caminhar sem tropeçar
neste mundo
e em seus caminhos, sem norte.
Não demores, nem hesites ao seu gracioso apelo:
«Vem...segue-me».
pois com Jesus, o bom Pastor, vencerás
até a própria morte.

       (Cremilda Simões - no livro - Jardim Regado)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.


Muito bonito este poema.

"O Senhor afirmou: «As minhas ovelhas
seguem-Me, porque conhecem a minha Voz».
Com Ele, «nada nos faltará».


Não nos esqueçamos disso.

Ele sempre andará connosco nos caminhos da vida.


Viviana, resto de uma boa tarde, aqui chuvosa, o que é muito bom.

Abraços

Viviana disse...

Quertda Rosa:

Ah, como é bom estar seguro de que o nosso amoroso Deus, sempre, sempre nos segue com o Seu doce olhar, no nosso caminhar por as "estradas perigosas", da nossa vida.
A Ele toda a Glória!

O meu abraço
Viviana