terça-feira, 9 de abril de 2019

O LUGAR DO NOSSO DESCANSO

  
   Estamos no mundo enfrentando a vida. Cada um  com os seus próprios problemas. Horas tristes, dias difíceis, alegrias, tribulações, esperanças, anseios, planos, sonhos. Luta pelo bem-estar da família, preocupações com os filhos, o marido, o futuro e as coisas incontáveis que preenchem  dia a dia o nosso pensamento.
   As horas correm velozes e, muitas vezes, falta o tempo para se realizar tudo o que se planeia logo no começo de um dia. Os nossos dias ficam tão cheios com as nossas actividades, tão diversas, que voam sem quase nos apercebermos que o tempo passa, impiedosamente, e caminhamos para o dia  em que tudo temos de deixar. A nossa existência é tão preenchida com as coisas materiais, com cuidados para a defesa dos nossos próprios interesses e os interesses dos que amamos, que chegamos a esquecer-nos, mesmo apesar de irmos à Igreja, de lermos apressadamente a nossa Bíblia, de ouvirmos as mensagens do pregador, que  não é nesta terra que pisamos, no lar que habitamos, o lugar do nosso descanso. Não ficaremos aqui. Estamos de passagem. E a nossa atitude quando vamos a um lugar apenas de passagem é, sem dúvida,  de desprendimento. Estamos sempre a pensar no dia ou na hora da partida e não nos detemos; ficamos em expectativa,  sem que nada nos prenda, aguardando a oportunidade de continuarmos a jornada.
   Por que havemos de viver alheias às realidades mais prementes da nossa existência? Por que vivermos verdadeiramente agarradas  ás lutas desta vida, obcecadas com tudo e com todos que nos rodeiam, presas, escravas dos laços que nos unem, como se a vida fosse apenas isto que nos absorve, que nos faz lutar encarniçadamente, de olhos postos em baixo,  quando devíamos constantemente erguê-los, para contemplarmos o Céu, o futuro lugar do nosso descanso?
  Cada dia que passa estamos mais próximas desse lugar.
   Se diariamente recordássemos esta realidade maravilhosa seríamos capazes de aprender a viver sem apego a nada, nada, do mundo. Não seriam as  lutas  nas dificuldades que absorveriam toda a nossa atenção, que roubariam todas as nossas energias. Não seriam  os momentos de felicidade que nos deixariam doentias saudades, que nos fariam esquecer da eterna bem-aventuramça, lá,  na Pátria e no Lar a que realmente pertencemos.
   Levante-mo-nos. Recomecemos a jornada  mais lembradas que tudo aqui é transitório. Desprendamo-nos de nós e de tudo que nos amarra, que domina o nosso coração, que preenche a nossa vida sem deixar lugar para o Supremo Amor que deve ser o princípio e o fim, o verdadeiro motivo da nossa existência - o Amor a Deus expresso numa atitude de vida  que se torne Serviço, Bênção, entrega de nós próprios, sem esperarmos qualquer recompensa.
   Lembremos  estas palavras de Jesus: «Aquele que ama o pai ou a mãe, o filho, ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim.» (Mat.10:37)
   Que possamos, do mais  profundo da nossa alma, com a maior humildade e com toda a sinceridade de coração, suplicar ao Senhor:
   Não me deixes, Senhor, amar nada, nem ninguém mais do que a Ti. Faze-me levantar os olhos de tudo o que eu chamo meu, para contemplar-te a Ti e viver em cada dia, como viajante que caminha rumo ao teu encontro.Amen.
  (Dra Maria Fernanda Santos - médica Pediatra. Na revista "A MISSIONÁRIA - Em Dezembro de 1967)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

"O lugar do nosso descanso"

Como andamos distraídos!
Como andamos ocupados e inquietados...

Esquecemos que, não temos outro tanto para viver aqui na terra.

O tempo escasseia e foge-nos veloz.

Que o saibamos aproveitar, que saibamos dar valor ao que merece realmente valorizar...

Que a nossa vida seja a de um verdadeiro "viajante que caminha rumo ao encontro do Senhor"

Viviana, tenha uma boa noite
Abraços

Viviana disse...

Querida Rosa:

Tal qual, minha boa amiga!
Consigo, digo:
Amém!

O meu abraço
Viviana