domingo, 25 de agosto de 2019

Porque hoje é Domingo (553)


Louvai a Deus com brados de júbilo, todas as terras.
Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu  louvor.  (Salmo 66:1e2)

Vinde e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.
A ele clamei  com a minha boca e ele foi exaltado pela minha  língua.
Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.
Mas na verdade, Deus me ouviu;  atendeu à  voz da minha oração.
Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia.

   (Salmo 66:16 a 20)

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

"...quem dá a beber será dessedentado".

Nesta rocha, onde nasceu uma figueira, há uma fonte onde muitas vezes bebi água.
"...quem dá a beber será dessedentado."

Aqui aprendemos a grande lição: para receber precisamos de dar; para acumular, precisamos de espalhar; para ser feliz, precisamos de fazer outros felizes; e para nos tornarmos espiritualmente vigorosos precisamos de buscar o bem espiritual dos outros. Ao dar de beber a outros somos dessedentados. Como? Os nossos esforços para sermos úteis trazem à tona o nosso poder de utilidade. Temos talentos latentes e aptidões dormentes que são trazidos à luz pelo exercício. A nossa força de trabalho fica escondida até mesmo de nós a não ser que nos aventuremos a lutar as batalhas do Senhor ou que escalemos as montanhas da dificuldade.  Não sabemos que compaixões afáveis possuímos até que tentemos secar as lágrimas  da viúva e aliviar  a dor do orfão. Geralmente, na tentativa de ensinar outros, percebemos que nós mesmos somos  instruídos. Ó, que lições graciosas alguns de nós aprenderam em leitos de enfermidade! Fomos ensinar as Escrituras e saímos envergonhados por sabermos tão pouco sobre elas. Nas nossas conversas com santos (crentes) abatidos, mais aprendemos sobre o caminho de Deus de modo primorosamente adequado para nós e chegámos a uma compreensão profunda da verdade divina. De modo que dar de beber nos torna humildes. Descobrimos  quanta graça há onde não iríamos procurá-la;  e quando o santo abatido pode sobrepujar-nos em conhecimento. O nosso consolo aumenta ao trabalharmos por outros. Nós  nos empenhamos  em alegrá-los e a consolação alegra o nosso coração. Como dois homens na neve: um  aqueceu os membros do outro para que não morresse  e ao fazê-lo, cada um manteve o seu sangue circulando e salvou a própria vida. A pobre viúva de Sarepta deu do seu escasso suprimento, uma provisão para o profeta necessitado e a partir daquele dia ela nunca mais experimentou a miséria.  "Dai, e dar-se-vos-á;  boa medida, recalcada, sacudida, transbordante."
   (Spurgeon - no livro - Manhã e Noite)

domingo, 18 de agosto de 2019

Porque hoje é Domingo (552)


Jesus desceu com eles o monte e chegou a um lugar plano com muitos dos que o seguiam. Estava ali uma grande multidão vinda de toda a Judeia e de Jerusalém, e das cidades costeiras de tiro e de Sidon. Tinham vindo para ouvir Jesus e para ser curados dos seus males.E os possuídos de espíritos maus foram igualmente curados. Toda a multidão tentava tocar  Jesus, porque dele saía poder que sarava os que lhe tocavam. (Ev.de S.Lucas 6:17 a 19)

Digo a todos os que me estão a ouvir: amem os vossos inimigos e façam bem a quem vos odeia. Abençoem  quem vos  amaldiçoa e orem por aqueles que vos tratam mal. Ao que te bater  num lado da cara, deixa-o também bater no outro. Ao que te tirar o manto, não o impeças  de levar a túnica, Dá a quem te pedir, e se alguém levar o que é teu, não tornes a pedi-lo.
   Façam  aos outros como desejam que os outros vos façam.
   Se amarem apenas aqueles que vos amam, que recompensa poderão esperar de Deus? Até os pecadores têm amor àqueles que os amam. Se fizerem bem  somente aos que vos fazem bem, que recompensa poderão esperar? Até os pecadores procedem assim.  Se emprestarem  apenas  àqueles  de quem esperam tornar a receber, que recompensa poderão esperar? Até os pecadores emprestam uns aos outros para tornar a receber. Vocês, pelo contrário, tenham amor aos vossos inimigos, façam-lhes bem, e emprestem sem nada receber em troca. Assim, receberão  grande recompensa e serão filhos do Deus  altíssimo, porque ele é bom até para  as pessoas ingratas e más. Sejam misericordiosos como também o vosso Pai é misericordioso.
        (Ev.de S. Lucas 6:27 a 36)
             Na Bíblia para Todos

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Assim escreve Helena Sacadura Cabral

A beleza da rosa que plantei, cuidei e, colhi.
Da  alegria de viver

Senhor,

   Eu quero poder ser alegre e transmitir esse sentimento aos que me cercam. A alegria faz parte integrante do meu ser e preciso de a encontrar na jornada que diariamente recomeça, para saber enfrentar as dificuldades que surgem no meu caminho.
   Que eu possa, assim, iniciar o meu dia, alegrando-me com o raio de  Sol que desponta da minha janela, com o chilrear dos pássaros ou com as gotas de chuva que anunciam o Inverno que está para chegar.
   Que eu me alegre com o movimento das ruas e com o borborinho das vozes das crianças e saiba lembrar-me do tempo em que eu própria fiz parte desse mundo.
   Que eu possa olhar o trabalho que me espera, tantas vezes árduo e até desmotivador, sabendo que que há muita gente que o não tem e que seria muito mais frustrante para mim se tal me acontecesse.
   Que eu não deixe de tentar encontrar o lado positivo da minha ocupação e saiba, com alegria,  pô-lo ao serviço dos outros.
   E que eu não me esqueça, nunca,  que, se eu me dispuser a isso, haverá sempre dentro de mim uma réstia de alegria para distribuir por todos quantos me rodeiam e têm uma vida mais triste do que a minha.
       (Helena Sacadura Cabral - no livro -  Caminhos para Deus  - Preces em tempo de incertezas)

domingo, 11 de agosto de 2019

Porque hoje é Domingo (551)


Lavem-se e purifiquem-se!
Afastem da minha vista as vossas maldades!
Não voltem a fazer o mal!
Aprendam a fazer o bem,
e procurem fazer o que é justo,
ajudem os oprimidos,
protejam os orfãos
e defendam o direito das viúvas.

O SENHOR diz:
«Venham! vamos discutir este assunto!
Mesmo que os vossos pecados tenham a cor escura da purpura
hão-de ficar brancos como a neve;
mesmo que sejam vermelhos como escarlate,
ficarão claros como a lã.
Se aceitarem ser obedientes,
comerão os melhores produtos da terra;
mas se insistem em ser rebeldes,
é a espada que vos há-de devorar!»
O SENHOR é quem o diz.

 (Livro do profeta Isaías cap. 1:16 a 20) 
           Na Bíblia para Todos

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Quem fez o poeta - Um poema de Myrtes Mathias

Resultado de imagem para myrtes mathias - imagens
A escritora e poetisa brasileira  - Myrtes Mathias
Quem fez o poeta

E o poeta tentando uma definição
de si mesmo escreveu:

Dizem que a dor e o amor fazem o poeta.
Mas eu acho que é só o amor;
quando ele chega, é um poema lindo,
quando ele parte, a gente escreve - Dor!

Outro, ou ele mesmo, escreveu a sentença:
Se não  te podes conter,
chora de forma discreta;
consolar e não queixar-se
é o destino do poeta.

Define isto alguém  sem raça
e sem partidos?
sem proselitismo e sem preconceitos?
tão livre que pode abraçar  o mundo inteiro?
tão dono do mundo que o usa como inspiração?
mas tão sem nada, que pode entender
a miséria dos que nada têm?

Quem o fez capaz de sentir na sua carne
a dor do mundo?
e de cantar a alegria dos outros,
quando lhe sangra o coração?

Só  Alguém foi capaz de te fazer, irmão.
Alguém que enche a terra e os céus.
O amor pode inspirar  teus versos,
a dor burilar tua obra,
mas quem te fez poeta, meu irmão,
foi Deus!

 (Myrtes Mathias - no livro -  Encontro Marcado)

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Um Vazio no Tempo

Resultado de imagem para raul solnado
O  actor e  humorista português  - Raul Solnado (Fonte da imagem Wikipédia)
"Numa das últimas vezes que estive na Expo de Lisboa, descobri estranhamente uma pequena sala completamente despojada, apenas com meia dúzia de bancos corridos. Nada mais tinha. Não existia qualquer sinal religioso e por essa razão pensei  que aquele espaço se tratava de um templo grandioso.

  Quase como  um espanto senti uma sensação que nunca sentira antes e de repente uma enorme vontade de rezar não sei a quê  ou a quem. Fechei os olhos, apertei as mãos, entrelacei os dedos e comecei a sentir uma emoção rara,  um silêncio absoluto e tudo o que pensava só podia ser trazido por um Deus que ali deveria viver e que me ia envolvendo no meu corpo adormecido.
O meu pensamento aquietou-se naquele  pasmo deslumbrante, naquela serenidade, naquela paz.

   Quando os meus olhos se abriram, aquele meu Deus  tinha desaparecido em qualquer canto que só ele conhece, um canto que  nunca ninguém conheceu e quando saí daquela  porta corri para a beira do Tejo para dar um berro de gratidão com a minha alma e  sorri para o Universo.

   Aquela virgula no tempo, foi o mais belo minuto de silêncio que iluminou a minha vida, que me fez reencontrar e que me deu a esperança de que num tempo que seja breve, me volte a acontecer.

  Que Deus assim queira!"

                Raul  Solnado

       Na  Mensagem Baptista 
       Orgão oficial da A.I.B.P.


domingo, 4 de agosto de 2019

Porque hoje é Domingo (550)


Queridos amigos, peço-vos como a estrangeiros e emigrantes neste mundo que se afastem dos desejos mundanos  que combatem contra a alma.Tenham bom comportamento no meio dos que não conhecem a Deus. Desse modo, se eles agora vos acusam como malfeitores, hão-de ver o bem que fazem e hão-de louvar a Deus no dia do juízo.
Por causa do Senhor, obedeçam a toda a autoridade humana: ao rei, por ser a maior autoridade; aos governadores, escolhidos por ele para castigarem os criminosos e louvarem aos que fazem o bem. Pois Deus quer que pratiquem o bem, para assim fazerem calar os ignorantes e insensatos. Comportem-se como pessoas livres e não usem a liberdade como uma desculpa para fazerem o mal, mas para servirem a Deus. Respeitem toda a gente, amem os irmãos na fé, tenham temor a Deus, respeitem o rei.
   (I Ep. de S. Pedro cap. 2:11a 17)
           Na Bíblia para Todos

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Do livro - "TU ÉS UM SER HUMANO - De Júlio Roberto

...no mundo actual,
o  DIREITO Á VIDA,
ou o  DIREITO DOS DIREITOS,
tem ainda outras formas,
que nem sempre
os homens entendem

Por isso, reafirmamos,
para além de todos os direitos escritos,
convencionados e declarados,

O DIREITO DE PERCEBER, DE APRENDER, DE CONHECER
O DIREITO AO ESPAÇO LIVRE E LIMPO
O DIREITO A UM MUNDO SEM POLUIÇÃO
O DIREITO A  UMA NATUREZA RESPEITADA E AMADA
O DIREITO À DEFESA DOS ANIMAIS

O DIREITO  À CONSERVAÇÃO DA BELEZA;
QUER A DO MUNDO NATURAL; QUER À BELEZA
QUE OS HOMENS CRIARAM E COM A QUAL
SE FEZ UMA PARTE DA HISTÒRIA DA HUMANIDADE,

O DIREITO A DESCOBRIR,
A CONTEMPLAR O SOL,
AS ESTRELAS,
OS MARES E OS RIOS,
O DIREITO DE CANTAR; DE RIR OU CHORAR

EM SUMA
                     O DIREITO  DE
                                                             SER PESSOA

Um única restrição a todos os direitos

         -   O DEVER DE EXERCER OS NOSSOS DIREITOS,
             SEM IMPEDIR A REALIZAÇÃO
             DOS DIREITOS DOS OUTROS HOMENS

  (No livro - "TU  ÉS UM SER HUMANO - De JÚLIO ROBERTO
                              (meu saudoso professor e amigo)