sábado, 13 de outubro de 2007

O Prémio Nobel e as alterações climáticas




O Prémio Nobel da Paz, foi ontem atribuído, sendo dividido entre o Vice Presidente Al Gore e o Painel Intergovernamental da ONU para as mudanças climáticas.Se a atribuição foi justa ou não, é outro assunto, que não interessa para o que quero aqui expôr. Do que eu quero mesmo falar e chamar a atenção, é para a realidade preocupante de que me apercebo.Junto á casa onde os meus pais moravam, em Maceira - Pero Pinheiro, temos há muitos anos, duas lindas figueiras, da qualidade "pingo de mel". Todos os anos, eu e os meus irmãos, esperamos ansiosamente pelo mês de Setembro, para nos deliciar-mos com os saborosos figuinhos. Acontece que este ano, no mês de Agosto, para nosso espanto e preocupação, reparámos que logo depois de uns dias estranhamente e extremamente quentes e secos, as folhas da figueira começaram a secar e , imaginem,a cair... Ainda reguei a figueira, coisa que não é necessária, pois a figueira é das árvores mais resistentes á seca e ao calor, mas reguei na tentativa de reverter a situação, porém de nada valeu. Os primeiros figos, que costumam ser os melhores, estavam "doentes", deformados e com mau aspecto e falta de sabor que em vez de nos fazerem crecer água na boca, como de costume, nos causaram repulsa. E daí para a frente, bem olhávamos as nossas queridas figueiras, constatando tristemente que os figos, ainda verdes, apodreciam e caiam no chão.E logo este ano, em que as árvores estavam carregadinhas deles.Nunca tal tinha acontecido! Entretanto, falando com os vizinhos, vim a saber que tambem eles estavam com o mesmo problema em relação ás figueiras e que em toda aquela região tinha acontecido a mesma coisa.Sendo assim, eu penso:Se isto aconteceu com os figos, poderá amanhã vir a acontecer com o trigo, o milho, o arroz e outros alimentos.Claro que como pessoa crente que sou, confio no cuidado e providência de Deus e não pensem que estou em pânico ou angústia...mas vejo claramente que há graves alterações climáticas e que isso tem por certo muito a ver com o que os "homens gananciosos e irresponsáveis" têm andado sistemáticamente a fazer com "este lindo e maravilhoso Planeta Azul".No que a mim diz respeito continuarei a tratá-lo e a defendê-lo o melhor possível e desafio-vos a fazer o mesmo.

1 comentário:

Flora Maria disse...

É isso mesmo, Viviana !
Se cada um fizer a sua parte, haverá salvação para a humanidade.
Beijo