sexta-feira, 26 de outubro de 2007

A velha figueira



Este largo, chamado o "Largo da Figueira", é um dos lugares que eu gosto, na aldeia para onde costumo ir descansar.

Acho-o lindo!

Há muitos, muitos anos, - ninguem sabe quantos - esta figueira nasceu no cimo desta rocha.

Não sei como consegue sobreviver, mas ela lá está.

Digamos que é como o "Ex-Libris" da terra.

O facto de estar protegida com uma corrente em volta, mostra como é importante.

E o mais interessante é que há nela "uma fonte". Quando ninguem tinha água canalizada em casa, todos vinham aqui com a sua "bilha", fornecer-se de água. Ainda há poucos dias, falando com alguem que mora perto, vim a saber que continua a vir aqui buscar água, pois não quiz pôr agua canalizada em casa. E eu, a minha mãe e as minhas irmãs, viemos aqui muita vez á água!...

Talvez por isto tudo, eu goste tanto deste "monumento".

1 comentário:

Flora Maria disse...

V. tem razão, Viviana, quando chama essa velha árvore de "monumento", pois assim são chamadas as espécies realmente especiais, e a sua figueira é uma delas.
Beijo