quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Elevador da Glória, em Lisboa



Esta é uma fotografia do Elevador da Glória, em Lisboa, tirada há noite, pelo meu neto Gil.
Acho-a bonita, e como tal, lembrei-me de a publicar aqui com alguma informação acerca deste velho elevador da cidade de Lisboa.
«O Elevador da Glória é um funicular operado pela Carris. Liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim/Miradouro de São Pedro de Alcântara), em Lisboa, e foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885.

História

O Elevador da Glória construído pelo engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard. Começou por funcionar com depósitos de água, que, graviticamente, faziam descer um dos ascensores e subir o outro. Depois foi movido a vapor e a partir de 1914, passou a mover-se a energia eléctrica.
Até finais do século XIX, a iluminação dentro da cabine era feita com velas, durante as viagens nocturnas.
Desde Fevereiro de 2002, o Elevador da Glória está classificado como Monumento Nacional

Descrição

As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por duas coxias de comando, e um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as janelas, ao mesmo nível horizontal (no que difere dos restantes funiculares lisboetas em funcionamento — Elevador da Bica e Elevador do Lavra).
As entradas e saídas de cada carruagem fazem-se por duas portas munidas de cancela pantográfica e situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior, de ambos os lados do posto de comando activo em ascenção.
Dos quatro ascensores actualmente em actividade na cidade de Lisboa, O Elevador da Glória é o mais movimentado, chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.



21 comentários:

Anita disse...

Hoje mais do que nunca sei que anjos realmente existem, e não tenho nenhuma dúvida que cada anjo, é um amigo verdadeiro que tenho no meu caminho.

Beijinhos cheios de carinho.

Acho uma graça aos elevadores. São uma ternura. Ainda bem que temos alguns ainda em funcionamento. Que esta tradição bem portuguesa não se venha a perder.

Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Nuno de Sousa disse...

Bonito este elevador amiga e bela a foto do teu netinho.
Belo texto que nos mostra a história deste belo elevador.
Gostei.
Bjs amiga,
Nuno

esperança disse...

Boa tarde minha linda maninha Viviana, de coração doce.
Fazes bem...publica as fotos do Gil, é uma maneira de o incentivar, visto ele ter tanto jeito...(Gil, sei que vens aqui, aceita o agrado de tia pelo teu trabalho na fotografia, esta está muito bonita, gostei....continua meu querido)
O elevador da Gloria! Uma das muitas jóias desta Lisboa das 7 colinas, já andei nele algumas vezes..,
Um bom resto de dia, para ti e para todos os que aqui passam.
Um xi-coração apertadinho

Jhacy disse...

Linda a foto!!!!
Pretendo um dia conhecer este país com todos os seus encantos.
beijo grande.

Viviana disse...

Olá Anita,

São uma benção os nossos amigos!

Obrigada, amiga linda.

Um beijo
Viviana

Pelos caminhos da vida. disse...

Amiga fiz uma postagem especial para um amigo nosso,gostaria que vc fosse prestigiar essa homenagem.

Obs: depois volto para ler seu post com mais calma.

beijooo.

Viviana disse...

Olá Nuno, meu bom amigo

São lindos estes elevadores da nossa bela Lisboa...

De vez em quando gosto de fazeruma "viagenzinha".

Eu vou dizer ao Gil que o Nuno gostou da fotografia dele.

Vai ficar contente.

Um abraço

Viviana

Viviana disse...

Olá, minha linda maninha Esperança

Eu sei que tu aprecias estes velhos elevadores da nossa Lisboa das sete colinas!

Quanto á foto, acho que está linda.

O Gil cada vez vai-se aperfeiçoando mais...

Quando ele vier aqui vou dar-lhe a ler o que escreveste.

Ele é um amor.

Uma boa noite para voçês os dois aí em casa.

Um xi-coração
viviana

BC disse...

Um elevador que faz as delícias da minha infância quando ía a Lisboa com a minha mãe ás cpmpras, ou fazer qualquer outra coisa.

Mais uma vez recordamos coisas bonitas que fazem parte da nossa vivência de in fânciaou de adolescência...
beijos
Isabel

Viviana disse...

Olá Isabel,

Como é bom recordar coisas lindas que para trás ficaram...

Tenha uma boa noite

Um abraço

Viviana

Viviana disse...

Olá Isabel,

Como é bom recordar coisas lindas que para trás ficaram...

Tenha uma boa noite

Um abraço

Viviana

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Viviana, já andei algumas vezes no elevador da Glória e é uma sensação única... A foto está belíssima... Parabéns!...
Boa Noite Amiga!... Beijinhos de carinho e ternura,
Fernandinha

Viviana disse...

Olá querida Fernandinha,

è um prazer imenso encobtrá-la por aqui...

È sempre muito agradável entrar naquele elevador e,calmamente, tranquilamente, subir e descer naquela zona linda de Lisboa.

Um beijo e uma boa noite

Viviana

Marlene Maravilha disse...

Viviana, eu senti foi umas saudades tremendas de Lisboa!!!!
Isso é tudo de bom!! Obrigada amiga!
Beijos

Rosa disse...

Olá Viviana
Pronto, fiquei convencida, da próxima vez que for a Lisboa vou andar no elevador.
A foto do seu neto e a sua descrição foram suficientes para me deixarem com certa vontade de conhecer "o elevador" :)

Amiga Viviana, beijos de boa noite

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana!Que linda foto e que doçura de elevadores,verdadeiros monumentos.

Linda a sua cidade e o seu país!

Beijos com carinho,Sonia Regina

Viviana disse...

Olá querida Marlene,

Sim, tem razão.

Lisboa é uma cidade linda!

Tem tanto canto bonito e variado para ver...

Quem vem cá uma vez, deseja sempre voltar.
Um abraço, amiga linda

Viviana

Viviana disse...

Olá querida Rosa,

Que bom que eu e o Gil a convencemos a andar no elevador da Glória!

Vai ver que vai gostar.
è uma prquena viagem de minutos...

Um beijo

Viviana

Viviana disse...

Olá querida Sónia

Sim, estes elevadores da cidade, que existem em quatro sítios de Lisboa, são verdadeiros monumentos!

Os turistas então, apreciam-nos muito.
Um beijo amiga linda

Viviana

Viviana disse...

Olá Isabel,

Não se sabe que o seu blogue não está a permitir deixar comentários.

não consegui entrar.
Estranhei hoje o seu post não ter nenhum comentário.
Um beijo
Viviana

Flora Maria disse...

Gostei muito da foto e da história do Elevador da Glória.
No Rio de Janeiro temos um bairro - Santa Teresa - enladeirado como esse, onde existe um bondinho encantador, muito parecido com o Elevador, que faz o transporte das pessoas.
Beijo