segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O jovem Padre Rui e o Amor


Igreja da Senhora da Graça - Mondim de Basto

O jovem padre Rui Pereira, de 26 anos, natural da Caniçada, Vieira do Minho, e ex-pároco das freguesias de Basto, Santa Tecla e Borba da Montanha, acaba de protagonizar uma história de amor, deveras comovente e que revela uma enorme coragem e honestidade.
Padre dedicado e cumpridor fiel da sua vocação, amava o trabalho que fazia, e pelo que tenho lido e ouvido, ninguém lhe tinha nada a apontar no que concerne ao seu múnus pastoral e ao seu testemunho cristão.
Só que, a certa altura da sua vida, o Amor, que fazia parte integrante do seu ser, colocado na sua génese pelo grande autor da vida, o Deus Criador, que fez iguais todos os homens e mulheres, dizia eu, esse amor despertou no seu coração, como regra geral acontece a toda a gente; e esse Amor, "que é mais forte do que a morte" segundo diz o grande sábio Salomão, surgiu na pessoa de um jovem de dezassete anos, sua "ovelha" na paróquia, a Fátima.
Esta jovem, segundo o jornais, teve uma infância difícil e passou grande parte da sua vida em famílias de acolhimento, após ser entregue á Segurança Social pela sua mãe natural.
Foi á família de acolhimento que actualmente acolhia Fátima, na Freguesia do Carvalho que o padre Rui pediu a jovem em casamento.
Perante a recusa dos pais afectivos, o jovem padre esperou que a jovem completasse os dezoito anos, fugindo com ela um dia após o seu aniversário.

Imagino o quanto este jovem teve que lutar consigo próprio, perante esta situação que, como acontece com o amor, muito provavelmente lhe surgiu de repente e sem ele estar á espera.
Deve ter sido muito dolorosa e difícil a escolha que teve que fazer...
Naturalmente, pensou e repensou, no "desgosto" que iria dar aos seus pais e á sua família, na desilusão que provocaria no seu Bispo e nos seus pares de ministério cristão, e também no povo, os seus paroquianos.
O que iriam todos pensar dele!?
Como ficaria a sua imagem?
Creio que tudo isto o deve ter feito sofrer bastante, sòzinho e em silêncio.
Mas como a Amor é capaz de remover montanhas e ser vencedor...então o jovem padre, corajosamente e muito honestamente, confrontado pela escolha decidiu-se pelo amor.
Escreveu uma carta ao seu Bispo onde o colocou ao corrente da situação e da sua decisão.

Há um grande amigo com quem ele fala via telefone todos os dias, e que entrevistado pele televisão, diz que os dois jovens estão bem e felizes.
Segundo a imprensa, ele provávelmente virá visitar os seus pais na companhia do seu amor e passar com eles o Natal. Fica-se na expectativa de saber como serão recebidos.

Para mim, este caso toca-me bastante, pois acho-o absolutamente natural e humano. Além disso, admiro a postura e a forma certa, como o padre Rui lidou com toda esta situação.E digo, e afirmo: Que o Deus de amor os abençoe e lhe dê muita felidade e muitas alegrias, pois a isso têm direito.
O que me entristece e o que me preocupa, é que por decisões humanas...não divinas...tenha que ser assim, como aconteceu agora.
Digo-o com toda a honestidade e sinceridade, que nunca, em lado algum da Escritura Sagrada, que leio desde menina, encontrei passagem alguma onde o Senhor Deus, ou o Senhor Jesus Cristo, ou algum Apóstolo, ou Profeta. ou alguém que falasse em nome de Deus, proibisse qualquer ser humano, homem ou mulher, de amar, de realizar-se no amor e na constituição de uma família.
Pelo contrário, a certa altura Deus diz:
"E deixará o homem o seu pai e a sua mãe e unir-se-á á sua mulher e serão os dois uma só carne." (livro do Génesis 2:24)

Que pena, que por decisão de alguém humano, se impeça de se amar e ser feliz com a pessoa amada.
Não seria muito melhor e muito mais importante que o padre Rui pudese livremente, e de acordo com o sentir do seu coração, amar a jovem Fátima, constituir famíla, e todos juntos realizarem o ministério pastoral para o qual Deus chamou o jovem padre?
Poderiam até ser exemplo, como famíla, para os seus paroquianos

4 comentários:

BC disse...

Olá Viviana,
logo venho ler, agora só venho dizer que tem lá um desafio no Sletras.
Beijinho
Isabel

gaivota disse...

dou os meus parabéns ao Rui e felicito-o por toda a coragem, fazendo votos para que com a Fátima sejam sempre muito felizes!
foi um homem honesto, demitiu-se do "seu caminho" perante entidades superiores e assumiu a paixão...
bom texto que aqui deixas, amiga linda
beijinhos

Viviana disse...

Olá Isabel

Já fui buscar espreitar o desafio.

Obrigada, amiga.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Gaivota linda

Plenamente de acordo contigo, boa amiga.

Um grande homem e um grande exemplo.

Que o bom Deus o abençoe

um abraço

viviana