sábado, 19 de dezembro de 2009

A Salamandra


Salamandra - Foto de Miguel Leal

Quando era criança e vivia numa zona rural, via com frequência entre muitos outros "animaizinhos", as Salamandras.Encontrava-as geralmente em locais húmidos como chafarizes ou fontes.
Entretanto cresci e fui viver para centros urbanos, daí ter deixado de as ver. Mas, apesar disso, as Salamandras ficaram gravadas nas minhas memórias, como um bichinho simpático e bonito: pretas, com bolinhas amarelas,
Se me não engano, creio que tambem as vi com bolinhas vermelhas.
Acontece, que entretanto há dias, quando fomos assistir á audição de piano da Inês, juntinho do Palácio Valenças em Sintra, onde decorreu a audição, o meu filho Miguel descobriu uma ali perto da porta e fotografou-a.
Eu deduzo que ela teria intenções de assistir ao concerto...mas não dei por ela lá dentro.
Quando o Miguel me mostrou a foto na máquina, senti uma imensa alegria!
Passados tantos anos, voltava a ver uma Salamandra.
Já agora, aproveito para dar algumas dicas sobre elas:

«As salamandras são parte da família dos anfíbios, cujos membros são pecilotermos (ou seja, têm sangue frio) e apresentam uma cobertura adicional de pele na forma de penas (em inglês) ou pelos (em inglês). As diferentes espécies de salamandras são ou terrestres ou aquáticas, e representam os únicos anfíbios dotados de caudas. Caso percam as suas preciosas caudas, as salamandras são capazes de regenerá-las. Elas constituem a mais alta ordem de animais capazes de regenerar partes do corpo, incluindo caudas, mandíbulas superiores e inferiores, olhos e corações.
Podem viver até trinta anos.

Como é que uma criatura relativamente simples como essa executa um truque de magia anatómica que parece coisa de ficção científica?»

2 comentários:

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA VIVIANA, QUE GRANDE EXPLICAÇÃO SOBRE A SALAMANDRA... GOSTEI!!!
UM BELO DOMINGO E ABRAÇOS DE CARINHO,
FERNANDINHA

Viviana disse...

Olá querida Fernandinha


Poetisa linda

È um animalzinho interessante!

Obrigada pela visita.

Um beijo
viviana