domingo, 28 de fevereiro de 2010

Porque hoje é Domingo (92)


Capela - Imagem da net

«O reino dos céus , continuou Jesus,«é também como um homem que foi fazer uma viagem. Chamou os empregados e encarregou-os de lhe tomarem conta da riqueza. A um entregou quinhentas moedas, a outro duzentas e a outro cem; a cada um segundo as suas capacidades. Depois disto, saiu. Aquele que recebeu as quinhentas moedas foi logo negociar com elas e veio a ganhar outras quinhentas. O que recebeu duzentas moedas fez o mesmo e veio a ganhar outras duzentas, Mas o que recebeu as cem moedas fez um buraco na terra e escondeu lá o dinheiro.
Passado muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e fez contas com eles. Apresentou-se o que tinha recebido as quinhentas moedas que entregou mais quinhentas e disse: "O senhor entregou-me quinhentas moedas. Aqui estão mais quinhentas que eu consegui ganhar." Disse-lhe o seu senhor: "Muito bem! És um servo bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!" Apresentou-se também o que tinha recebido as duzentas moedas e disse: "O senhor entregou-me duzentas moedas.. Aqui estão mais duzentas que eu consegui ganhar." "Muito bem!, disse-lhe o seu senhor. "És um empregado bom e fiel. Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na felicidade do teu senhor." Depois apareceu aquele que tinha recebido as cem moedas e disse: "Eu sabia que o senhor é um homem duro que ceifa onde não semeou e junta onde não espalhou. Por isso, tive medo e fui esconder as cem moedas num buraco. Aqui está o que é seu." O senhor dissse-lhe: "És um mau trabalhador e preguiçoso. Sabias que ceifo onde não semeei e junto onde não espalhei. Então devias ter posto o meu dinheiro a render para que ao regressar recebesse o que era meu com os respéctivos juros." Depois deu estas ordens: "Tirem-lhe as cem moedas e dêem-nas ao que recebeu as quinhentas."
Pois, a todo aquele que tem, mais se lhe há-de dar e terá de sobra, mas aquele que não tem, até o pouco lhe será tirado. Quanto a esse servo inútil, ponham-no lá fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes."
(Ev.S.Mateus cap. 25:14 a 30)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana
Que este Domingo esteja a ser mais tranquilo e sem grandes receios...

Recordo-me que quando ouvia esta leitura, não entendia como é que, a quem tinha sido dado pouco, esse mesmo lhe era tirado.
Só mais tarde percebi o porquê.
O Senhor nos "deu" dotou de inúmeros talentos, cabe a cada um de nós, saber fazê-los "render"
certos de que nos serão pedidos "juros" resultados.
Se pelo contrário, os deixarmos "escondidos" pela nossa preguiça, pelo nosso comodismo, pelo nosso adormecimento,ou pela escolha de outros "ganhos" ouviremos do Senhor a mesma resposta dada àqueles servos:

"És um mau trabalhador e preguiçoso".

Senhor Deus, nestes dias, em que vemos, ouvimos e sentimos, que tudo é passageiro, tudo é fragilidade, nada é seguro...
faz-nos perceber, que só em Ti, podemos por a "render" a nossa segurança, a nossa escolha e a nossa fortaleza...
Que tudo o que estamos a viver, nos ajude a fazer a escolha, nos ensine onde colocar os "lucros" enquanto o Mestre faz a viagem.

Resto de um tranquilo Domingo para todos.

Viviana disse...

Querida Rosa, boa amiga!

Graças a Deus, o domingo foi muito bom e muito tranquilo...

Quer dizer...muito feliz!

Com o filho a fazer 37 anos e a casa chreia de gente linda a comemorar!

Deus foi muito gracioso para conosco.

Faço minha a sua oração, amiga.

Que Ele nos possa achar "servos fiéis".

Que não o desiludamos.

Um grande abraço

viviana