segunda-feira, 1 de março de 2010

O velho piano


O velho piano da minha infância.

Numa recente visita que fiz á "minha " Igreja de Infância, na cidade de Leiria, tive a grata surpresa de rever o velho piano, onde tantas vezes a "menina Alicinha" nos acompanhou nos nossos cânticos infantís, nos diversos programas especiais em que participávamos, em dias como o Ano Novo, ou no Carnaval, nos chamados "Programas de Refúgio ao Carnaval", como por exemplo esta canção:

"Já lá vem o sol nascendo dando luz á nossa aldeia!
Já lá vem a tesourinha cortando na vida alheia!

Cá vai Pum, Pum
Mestre Zé Pereira!
Ninguém me excede na chinfrineira,
Ninguém me excede na chinfrineira!

..."

Cantávamos isto desencontrados, iniciando um grupo de cada vez, o que se tornava muito engraçado.
Já lá vão mais de cinquenta anos...
O piano continua na mesma sala, mas agora mudo...fazendo parte da decoração.
Um tule de côr dourada, graciosamente colocado, e uma planta florida, foi a forma que "alguém" encontrou de o embelezar.
Achei lindo e de bom gosto.
Que bom! Que não "o deitaram fora"...
Apreciei muito revê-lo.

10 comentários:

Anita disse...

Deus escreve com uma tinta que nunca borra, fala com uma lingua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha.

Uma semana cheia de bençãos e vitórias para si querida Viviana.
Que engraçado ainda conservarem o "velho" piano.
Beijinhos.
fique bem. fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Rosa disse...

"As lembranças têm mais poesia que as esperanças, assim como as ruínas são muito mais poéticas que as etapas de construção de um edifício."
( Jacinto Benavente )

Lindo o seu "velho piano"
Se estivesse aqui em casa, o sr. Hélder ou a Tânia, ainda faziam sair musica das suas teclas :))

Viviana, beijos e parabéns "aos pais e ao filho" pelo dia de ontem.

Uma noite abençoada.

Margarida Fernandes disse...

Que bonito, Viviana.

Também tenho um piano na minha vida.

Beijinhos

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Este piano é um felizardo e me despertou algumas lembranças!!!

Conheço uma mocinha que tocava o instrumento com gosto e capricho mas que em uma mudança de casa,para uma outra cidade não havia lugar para o piano.

Quando a menina chegou à nova casa e procurou por ele não mais existia...o deixaram na cidade de que sairam e ela nunca mais o viu e nunca mais tocou em nenhum outro...

Tristes, mas doces lembranças!!


Um beijo com notas musicais!

Sonia Regina.

esperança disse...

Sabes que quando vi o piano, reconheci-o logo. Quantas recordações!!!...E tão boas!!!...
Ainda hoje canto, alguns desses cânticos, à minha Maria. O que ela mais gosta é este:

Ó dona de casa, já o Sol é nado
Tudo pois reclama, o vosso cuidado
Varrer toda a casa, com cuidado e jeito
E a seguir o pó limpar a preceito
Depois na cozinha, o lume acender
Tratando do almoço que se há-de comer
E sobre a toalha branca, branca de luar
Não faltem as flores, lindas de encantar.

A Maria engraçou com esta, está sempre a pedir-me para cantar a dona de casa.

Tem, tenhamos todos uma noite tranquila.
Esperança

Viviana disse...

Querida Anita

Sim amiga,

O nosso Deus é o Deus Eterno.

Que maravilha!

Obrigada por os seus bons desejos para mim, nesta semana.
São os que eu anseio também para si.
Obrigada por o carinho

Beijos

vIviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Obrigada por os seus parabéns amiga.

Graças a Deus foi um dia muito lindo!

Não imagina o quanto gostei e apreciei este pensamento:

"As lembranças têm mais poesia que as esperanças, assim como as ruínas são muito mais poéticas que as etapas de construção de um edifício."
Talvez esteja aqui o segredo de eu gostar tanto de casas antigas e casas velhas...

Beijinhos e uma boa noite de descanso

Viviana

Viviana disse...

Olá querida Margarida!

Que bom que há um piano na sua vida!

Acho que eles nos enriquecem...

Um grande abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Sónia

Mãe de gente muito linda!

Fiquei com pena que a mocinha tivesse "perdido" o seu piano.

Não deve ter sido fácil!

Um grande e carinhoso abraço

viviana

Viviana disse...

Olá mimnha linda maninha Esperança

Claro que reconheceste logo o velho piano.

Tantas e tão belas recordações!
É muito bom lembrá-las.

Que bonita esta canção que cantas á Maria!

Creio que estou a recordá-la também.


"Ó dona de casa, já o Sol é nado
Tudo pois reclama, o vosso cuidado
Varrer toda a casa, com cuidado e jeito
E a seguir o pó limpar a preceito
Depois na cozinha, o lume acender
Tratando do almoço que se há-de comer
E sobre a toalha branca, branca de luar
Não faltem as flores, lindas de encantar."

Uma boa noite de descanso para ti e para o JoãoPedro

Beijinhos

viviana