sábado, 20 de fevereiro de 2010

Outra vez o Dr. Fernando Nobre


Dr. Fernando Nobre

Informação:

Quando decidi publicar este texto acerca da participação do Dr. Fernando Nobre no III Congresso Mundial de Economistas, que decorreu no Funchal - Madeira - em 22 e 23 de Outubro de 2009, ainda não se sabia da decisão do Dr. Fernando Nobre, de candidatar-se ao cargo de Presidente da República de Portugal, nas próximas eleições.
Trata-se portanto de pura coincidência.

III Congresso Mundial de Economistas

"O Presidente da AMI, (Assistência Médica Internacional) Dr. Fernando Nobre, criticou hoje a posição das Associações patronais que se têm manifestado contra aumentos no salário mínimo nacional. Na sua intervenção no III Congresso Mundial de Economistas, Nobre considerou "completamente intolerável" que exista quem viva "com pensões de menos de trezentos ou menos, Euros por mês", e questionou toda a plateia se "acham que algum de nós viveria com 450 Euros por mês?
Numa intervenção que arrancou aplausos aos vários economistas presentes, Fernando Nobre disse que não poderia tolerar "que exista quem viva com 450 Euros por mẽs, apontando que se sente envergonhado " com as nossas reformas."

"Os números dizem dezoito por cento de pobres"... Não me venham com isso. Não entra nestes números quem recebe subsídios de inserção, complementos de reforma e outros. Garanto que em Portugal temos uma pobreza estruturada acima dos quarenta por cento. "É outra coisa que envergonha.." disse ainda.
"Quando oiço o patronato dizer que o salário mínimo não pode subir...algum de noś viveria com 450 Euros por mês? Há que redestribuir, diminuir as diferenças. Há cem jovens licenciados a sair do país por mês, enfrentamos uma nova onda emigratória que é tabú falar. Muitos jovens perderam a esperança e estão á procura de novos horizontes, e com razão," salientou Fernando Nobre.
O Presidente da AMI, visivelmente emocionado com o apelo que tenta lançar aos economistas presentes no Funchal, pediu mesmo que "pensem mais do que dois minutos em tudo isto". Para Fernando Nobre não é justo que alguém chegue á sua empresa e duplique o seu próprio salário ao mesmo tempo que faz uma redução de pessoal.
Nada mais vai ficar na mesma", criticou, garantindo que a sociedade "não vai aceitar que tudo fique na mesma".
No final da sua intervenção, Fernando Nobre apontou baterias a uma pequena parte da plateia, composta por jovens estudantes, citando para isso Sofhia de Mello Breyner. "Nada é mais triste que um ser humano mais acomodado", citou, virando-se depois para os jovens e desafiando-os: Não se deixem acomodar. Sejam críticos, exigentes. "A vossa geração será a primeira com menos do que os vossos pais."
Fernando Nobre ainda atacou "todos aqueles que acumulam reformas que podem chegar aos vinte mil Euros, enquanto outros vivem com pensões de 130, 150, ou 200 Euros...Não é um estado viável! Sejamos maia humanos, inteligentes e sensíveis."

Esta noite, ás 20 horas, o Dr.Fernando Nobre anunciou a sua candidatura a Presidente da República de Portugal.

4 comentários:

Ana Maria disse...

Fernando Nobre, o nome já diz, muita nobreza. Pessoa de Deus, humano!
Beijinhos querida amiga!

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Que as palavras do Nobre senhor sejam repetidas caso seja eleito presidente.

Desejo de coração!!

Um beijo!

Sonia Regina.

Viviana disse...

Querida ana Maria!

Sim, amiga

Este homem é mmesmo Nobre!

Um exemplo de vida!

Beijos

viviana

Viviana disse...

Querida Sónia!

Eu creio que o fará...

Um abraço

viviana