quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Que bonito! Povo defende ninho de cegonhas brancas


Ninho de cegonhas brancas em Olhão - Algarve - imagem da net

Na edição de hoje do Diário de Notícias, vinha uma história muito interessante,
sobre um casal de cegonhas brancas que moram na chaminé de uma antiga fábrica em Santa Marta de Portuzelo - - Vila Nova de Gaia. Como entendo tratar-se de uma atitude tão bonita e tão digna por parte do povo, decidi publicá-la aqui como exemplo a seguir.

"Duas cegonhas estão no centro das atenções da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, depois de uma nova tentativa do proprietário de uma serração de expulsar o casal do topo da chaminé, onde construíram um ninho. “O problema é que já têm crias e o proprietário, por maldade, gosta de atear fogo em baixo para as mandar embora”, apontou um dos vizinhos da fábrica.

Encerrada há mais de 30 anos, a chaminé daquela antiga fábrica foi vista a fumegar no sábado, alegadamente para afugentar as cegonhas, o que levou à revolta da população contra a atitude do proprietário. "A população mobilizou-se para travar esta acção e queremos ajudar estas cegonhas. Ainda para mais sendo uma espécie protegida como é o caso", explicou o autarca de Santa Marta de Portuzelo, Hermenegildo Costa. Este caso já não é novo, em 2009, o proprietário realizou tentativa idêntica e apenas a intervenção dos populares impediu consequências. “O pessoal está atento, para tratar delas. É uma romaria para ver as cegonhas”, disse à Geice Agostinho, que mora paredes meias com a fábrica e que no sábado também pediu a intervenção da GNR. Segundo Hermenegildo Costa, sendo a cegonha "uma espécie protegida" é necessário encontrar uma "solução alternativa no caso de existir algum eventual incomodo ou prejuízo pelo facto de o ninho estar naquela chaminé", de uma unidade "completamente desactivada". "Há organismos próprios a quem se deve recorrer para resolver a situação. Como já aconteceu noutros pontos do Pais, a Junta está disponível para apoiar um processo de transferência do ninho para outro local da freguesia, acompanhado por técnicos, e se for caso disso", acrescentou o presidente.Por Santa Marta de Portuzelo há alguns anos, este casal de cegonhas brancas confeccionou no topo da chaminé o seu próprio ninho, iniciando a reprodução, sendo que as crias ainda não voam. "As pessoas sentem-se muito próximas destas cegonhas e estão atentas ao desenrolar da construção do ninho. Criaram-se laços afectuosos e qualquer coisa negativa que possa acontecer a população está atenta", adverte o autarca."

Os meus parabéns a estas pessoas e também o meu muito obrigada.

Eu já tinha um carinho especial por Santa Marta de Portuzelo (muito por causa do seu maravilhoso folclore) porém agora este carinho aumentou

6 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Parabéns a essas pessoas.

Proprietário rude esse hem?

Bom dia amiga.

beijooo.

gaivota disse...

que lindo gesto!
gosto de ver as cegonhas, os seus ninhos lá nos altos...
felizmente, ainda há gente boa que pratica gestos humanos!
beijinhos

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Ainda bem que existem pessoas como essas!!!

...e o homem ainda acha que está no topo das espécies animais!!

Pobre homem!!

Beijos !

Sonia Regina.

Viviana disse...

Olá, Ana linda

Graças a Deus, nem tudo está perdido no nosso mundo!

Ainda há muita gente que sabe prezar e escolher o BEM!



Um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá, Gaivota linda!

Não me admira que goste das Cegonhas...elas são aves muito belas e têm um "ar" bondoso.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Sónia,

minha boa amiga.

Há muitas histórias...que graças a Deus acabam bem!
Creio que será o caso desta.

Beijos

viviana