quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Esta noite começa o Outono - Equinócio de Setembro


Podia muito bem ser uma foto da Ribeira das Jardas, aqui onde moro.
É tal e qual!
Mas não, é uma foto da net.

O meu filho Pedro enviou-me hoje este interessante texto, que tem a ver com um acontecimento que vai ter lugar esta noite - 23/09/2010, ás 03:09 horas, a chegada do Outono.

Os meus amigos por certo já conhecem, no entanto decidi publicá-lo aqui.

"Na área da astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o sol, na sua órbita aparente, (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste ( alinha do equador terrestre projectada na esfera celeste).Mais precisamente é o ponto onde a elíptica cruza o equador celeste.

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e noxe (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol crepúsculo ou acaso) o instante em que o círculo solar se encontra metade abaixo do horizonte. Com esta difinição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente doze horas de duração.

Os equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia-se em Março e o Outono em Setembro. No hemisfério sul é o contrário, a Primavera inicia-se em Setembro e o Outono em Março.

As datas dos equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais ( o período entre dois equinócios de Março) não terem exactamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não encaixa necessáriamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim num ano comum, tendo 365 dias e portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido á intercalação do dia 29 de Fevereiro.

Também se verifica que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar-se. Isto imoplica, que ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendem a ocorrer cada vez mais cedo. Assim, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de Março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de Mrço. Prevè-se que, por volta do ano 2040, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só irá desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos "2097 a 2103), em vez dos habituais três.

Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em número igual de dias .Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol ( periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe.. (afélio)."

Nota:

O estimado pastor Jorge Ligeiro, que também recebeu este texto do Pedro, "oferece" a seguinte sugestão de complemento:

"Se gostarem de investigar mais onde está o sol a determinadas horas.... então baixem este "programazito" e verão como é tão giro e fácil de verificar. Hoje, por exemplo vê-se claramente como os dias são iguais á noite e como o sol está neste momento por cima do Equador.
Saudações a todos."
Jorge Ligeiro

6 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Que o outono seja bem vindo ai para vcs e, por aqui essa noite chega a primavera com suas belas flores perfumadas.

Boa noite amiga.

beijooo.

Anita disse...

Enquanto houver um sorriso de simpatia, uma palavra de carinho, sempre existirá o Amor!

Viviana esta é a estação de ano para mim junto com a Primavera mais bonitas.
As cores misturam-se e o tempo é mais fresco.
Um dia cheio de amor.
Beijinhos doces.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Viviana disse...

Querida Ana linda

Sim, eu sei...vocês receberam esta noite a Primavera!

..."A primavera é,
A mais bela e linda estação,
as aves a cantar e a flor que surge de um botão..."

Um beijo amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Anita

Também gosto do Outono.

Geralmente é calmo, sereno e muito colorido.

Um abraço, amiga

VIVIANA

esperança disse...

Boa noite minha querida e doce maninha.
Muito interessante esta pesquise que o teu lindo Pedro teve a boa ideia de fizer. Eu não sabia nada a esse respeito, e deixa que te diga: gostei mesmo muito de aprender. Obrigada Pedro!!...
Também fiquei encantada com o relógio do Sol que o Pastor Jorge Ligeiro fez o favor de indicar.
Tem, tenhamos todos uma noite descansada
Esperança

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança

Como sabes, o meu Pedro sempre se interessou por estas coisas.

Apreciei o trabalho dele.

É sempre bom saber!

Quanto ao relógio que o pastor Ligeiro, indicou,
sachei muito interessante.

De vez em quando irei lá ver.

Beijinhos

Viviana