quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pontes de Portugal (3)



Ponte Romana de Chaves

«A Ponte Romana, em Chaves, norte de Portugal, também conhecida como Ponte de Trajano, que cruza o rio Tâmega, é um notável exemplo da engenharia Romana. Construída no final do Século I e princípio do Século II, durante o reinado do Imperador Trajano (c.53 – 117 d.C), certamente fazia parte de um complexo viário que unia Roma a suas províncias Hispânia e Lusitânia. Naquele tempo a cidade de Aqua Flavia (hoje, Chaves) era uma importante localidade Romana, cruzamento entre outras Vias e um grande centro termal.


Veja-se o bom estado de conservação dos arcos.

A ponte com 140 metros de comprimento, toda em granito, está em bom estado de conservação. Dos 22 arcos iniciais, conserva 16, 12 dos quais são visíveis; 4 estão soterrados sob o casario ali implantado ao longo dos tempos, e sobranceiros ao rio. Ela resistiu sempre às históricas cheias do Tâmega e suas fortes correntezas e mais, ao tráfego de automóveis, que dela se utilizaram até 2008.»

(http://oglobo.globo.com)

As duas colunas da Ponte de Trajano em Chaves


Coluna da Ponte Trajano

Ainda hoje se podem ler as inscrições colocadas nas duas colunas a montante e a jusante da Ponte Romana.

A primeira diz:

IMPERANDO CESAR NERVA TRAJANO AUGUSTO GERMANICO DACICO, PONTIFICE MÁXIMO, COM PODER TRIBUNÍCIO, CÔNSUL A 5ª VEZ, PAI DA PATRIA, OS AQUIFLAVIENSES TRATARAM DE FAZER À SUA CUSTA ESTA PONTE DE PEDRA

A Segunda diz:

IMPERANDO CESAR VESPASIANO AUGUSTO, PONTÍFICE MÁXIMO, COM PODER TRIBUNÍCIO A DÉCIMA VEZ, IMPERADOR A VIGÉSIMO, PAE DA PATRIA, CÔNSUL A NONA VEZ, IMPERANDO TAMBÉM TITO VESPASIANO CESAR, FILHO DO AUGUSTO, PONTÍFICE, COM PODER TRIBUNÍCIO A OITAVA VEZ, IMPERADOR A DECIMA QUARTA, CÔNSUL A SÉTIMO (...) SENDO LEGADO DO AUGUSTO O PROPRETOR CAIO CALPETANO RANCIO QUERINAL VALERIO FESTO E SENDO LEGADO DO AUGUSTO NA LEGIÃO SÉTIMO, DECIO CORNELIO MECIANO E PROCURADOR DO MESMO AUGUSTO, LUCIO ARRUNCIO MAXIMO, A LEGIÃO SÉTIMO GEMINA FELIZ E DEZ CIDADES, A SABER: OS AQUIFLAVIENSES, OS AOBRIGENSES, OS BIBALOS, OS COELERNES, OS EQUESOS, OS INTERAMNICOS, OS LIMICOS, OS NEBISOCOS, OS QUARQUERNOS E OS TAMAGANOS (...)

(http://algarvivo.com/arqueo/romano/pontes-romanas.html)

4 comentários:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana!

Um belo monumento e uma deliciosa aula de história!

Obrigada,professora!

Um beijo e meu carinho!

Sonia Regina

Pr Jorge Figueiredo disse...

que bom conhecer um pouco de Portugal, obrigado irmã
viviana
O pr Jorge ainda está pastoreando?
o site de nossa igreja é www.pibcajueiro.com.br

Viviana disse...

Querida Sónia

"Senhora professora".

Achei a história linda e interessante, por ser muito antiga.

Então...partilhei.

Muito carinho e amizade, amiga linda

Esta semana estou a orar por a minha amiga,

Que tudo esteja bem

Um forte abraço
viviana

Viviana disse...

Estimado Irmão Pastor Jorge Figueiredo

Amo Portugal e gosto de divulgar as suas coisas interessantes.

Sim, o meu marido, Pastor Jorge Leal com os seus 74 anos, continua a pastorear a Igreja Baptista das Boas Novas na Amadora - arredores de Lisboa.

Bençãos

O meu abraço

viviana