segunda-feira, 2 de abril de 2012

Roubos, roubos e mais roubos! O que é que está a acontecer em Portugal?


Fonte da imagem: Diário de Trás-os-Montes

Roubo de enxames e colmeias atormenta apicultores transmontanos

«Os apicultores transmontanos mostram-se «desesperados» com o número crescente de furtos de enxames e de colmeias, uma situação que, para além da quebra na produção de mel, traz outros tipos de prejuízos.

Na opinião de Jorge Machado, presidente da Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, com sede em Mogadouro, os enxames roubados aos produtores de mel são para vender no \"mercado negro\".


Estes roubos têm a ver com o número crescente de projetos apícolas financiados que estão ser implantados um pouco por toda a região. Há cada vez mais jovens apicultores a instalarem-se e verifica-se maior procura do que oferta em matéria apícola\", disse à Lusa o dirigente.

Porém, e de acordo com aquela força de segurança só no concelho de Mogadouro foi registado o furto de cerca de 300 colmeias, às quais se juntam 170 na região da Terra Quente transmontana e mais 15 em Vinhais.

Por seu lado, o presidente da Associação de Apicultores da Terra Quente, sediado em Mirandela, já fez saber que os prejuízos são grandes para proprietários das explorações.

"Quem faz este tipo de furto seleciona as colónias de abelha para as levar\", disse José Carneiro.


Face ao problema, os produtores de mel já disseram que o que resta é \"montar vigilância\" às colmeias com a finalidade de evitar mais furtos».

(Diário de Trás-os-Montes)
29/03/2012

Disparam roubos de papel e cartão dos ecopontos


Fonte da Imagem: Diário de Notícias

«A Valorsul está preocupada com o crescente aumento dos roubos de papel/cartão dos ecopontos e nos circuitos de recolha comercial, que provocaram, só em janeiro e fevereiro, uma redução de mais de 20%...

(Diário de Notícias)

(02/04/2012)

E o problema grave do roubo de fios de cobre, que se dessiminou por todo o país?

E o roubo de máquinas agrícolas nos campos e propriedades?

E o roubo de colheitas agrícolas, inteiras?

O que é que está a acontecer com o meu País?

Está a tornar-se num país de ladrões?

Até há pouco tempo atrás não ouvíamos falar em nada disto. Se pensarmos que não era preciso fechar a porta á chave, ficava apenas no trinco!

Constato com imensa tristeza que o roubo, como a mentira, instalaram-se em Portugal, como coisa natural.

Será que alguém ainda se lembra dos Dez Mandamentos, entregues por Deus a Moisés no Monte Sinai, onde consta: "NÃO FURTARÁS"?

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

É realmente uma triste constatação.

Algo vai mal,fruto de alguns erros,
educação! crise! ausência de sentimentos! falta de valores...

Um pensamento de S.Chamfot diz:
"A consciência é a presença de Deus nos homens"
O que quer dizer que abunda a falta de Deus na vida de uns tantos...

A Escritura fala-nos assim:

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"

Para reflectir.

Abraços Viviana
Boa semana

Avozinha disse...

É verdade. Mas também não podemos esquecer que a explosão da comunicação social nos traz dentro de portas cada acontecimento que se passa em qualquer canto do país e do mundo, bem como cada opinião, por mais estranha que seja.