segunda-feira, 27 de maio de 2013

Parabéns, maninha Esperança


 Fonte da imagem: www.premiumflorist.com

A minha linda maninha Esperança passou ontem o seu  "Cumpleanos", como diria a nossa saudosa mãe. Faz 75 anos, que lá em Oberá, Argentina, a Nena teve a sua segunda menina. A primeira, a Olga, que herdou o nome da mãe da Nena, faleceu quando tinha oito meses com uma gastro-interite.Assim, a maninha Esperança ficou a ser a irmã mais velha.O nome Esperança foi escolhido por o meu pai  cuja irmã mais velha assim se chamava. Na família do meu pai ainda hoje há várias Esperanças.

A maninha Esperança é a mais linda dos quatro irmãos. Sempre foi. Lembro-me dela jovem e da beleza que ela irradiava. Tinha o cabelo comprido e com uma destreza de mãos fazia um penteado lindo que lhe ficava muito bem. Desde muito cedo começou a ter um jeito especial para a costura. Esteve algum tempo a aprender com a menina Lourdes do senhor Ribeiro, que "vestia" as senhoras chiques da cidade de Leiria. Era a Esperança, muito novinha, talvez com uns onze ou doze anos  que fazia a roupa para os irmãos. Fazia-me lindos vestidos, que lhe davam bastante trabalho. Os lençóis e as fronhas do meu enxoval foram feitos por ela. Comprava-se, na altura, uma peça de pano de lençol e dava para fazer muitos lençóis. Nesse tempo, nos anos cinquenta, não se vendiam lenscóis e fronhas feitas. Passaram-se mais de cinquenta anos e eu ainda guardo alguns desses lençóis, que ela costurava e que depois eu bordava ou aplicava rendas ou entremeios. Tenho uns cinco guardados que irei passar, um dia destes ás minhas netas, como recordação.Por vezes, eu e a maninha Esperança ainda falamos sobre isso.

Ela também é dotada na área da culinária. Cozinha muito bem e sabe escolher os alimentos mais saudáveis. Ela e o João Pedro (o marido) comem muito, muito peixe e muitas, muita verduras. Recordo que quando a nossa mãe fez setenta anos, a Esperança é que fez o bolo de aniversário e o almoço e convidou todos os irmãos e famílias para casa dela. Era um bolo rectangular, com uma parte enfeitada com chocolate e outra com natas. Estava excelente.

A maninha Esperança para além destes predicados que atrás descrevi, tem um coração de ouro, uma grande pureza, uma  enorme ternura e carinho, para conosco, e uma relação pessoal com Deus muito bela  e forte.
Tem uma filha, a Susana, e dois netos, a Maria de sete anos e o Alexandre de três. Vivem na Suiça. De vez em quando a maninha Esperança está lá.

Sei que há amigos que habitualmente passam por este cantinho que simpatizam com a maninha Esperança. Ela arranjou aqui amigos. Agora, ficam certamente a saber mais um pouco sobre a minha irmã mais velha.

Parabéns, querida maninha, por os teus setenta e cinco anos. "Faltam só três para te alcançar"...
Que continues assim como és, uma pessoa linda.
Alegra-te e vive a vida com  entusiasmo. É muito bom viver!
Que o Senhor  Deus dos nossos pais, como tu costumas dizer, te abençoe, te oriente, te dê a sua paz e te proteja, por muitos e muitos anos ainda.
O meu grande e carinhoso  abraço


17 comentários:

esperança disse...

Tens na realidade um grande coração!!!...E és muito boazinha. Obrigadinha por tudo o que escreveste na linda homenagem, que me dedicas. Tudo verdade verdadinha, menos eu ser linda, e tão dotada assim. Sou sã e escorreita, e muitíssimo tenho a agradecer Ao Senhor Deus de nossos pais, por estes 75 anos de vida cheios de saúde, e pelas incontáveis bênçãos…Que me tem dado, e continua a dar em cada momento, são verdadeiramente inumeráveis!!!... As que estão sempre no meu coração: Os pois que me deu, os irmãos que me deu, a filha que me deu, a satisfação de tanta coisa boa que tenho recebido através dela…Incluindo os meus netinhos queridos, os meus sobrinhos e sobrinhos netos, e todos os que a nós se ligam…É tudo muito, muito bom… Quanto aos mais lindos, são e sempre foram, tu e o nosso irmão, eu e a nossa Teresinha, somos diferentes, mas também temos a nossa beleza.
Fizeste me lembrar desse tal bolo que fiz para os 70 anos da nossa querida e saudosa mãe, saiu bem, saiu tudo bem, Alguém me ajudou, não que eu mereça, mas pelos nossos pais, e Continua a ajudar sempre…A todos nós.

Aproveito para enviar um pensamento de amizade, e beijinhos do coração, ás amigas que arranjei no teu Cantinho.

Manuela Pacheco disse...

Parabens maninha Esperança, da Viviana. Gosto muito do grande carinho que mostra pela sua mana. Sei que a conheço, mas não sei de onde, moro em Monte Abraão, Queluz e associoa a uma festa de crianças.Na foto sua da Viviana é um vestido que tras, com botões a frente no corpo, a saia é rodada e tem uns sapatos rasos. Nesta altura está um pouco mais cheinha,mas reparei em si, porque a achei com uma cada linda e um cabelo muito lindo e fora do vulgar.Isto que digo, já se passou há muitos anos. Se não for a Senhora, peço imensa desculpa. Um grande abraço, Manuela

Maria disse...

Gosto muito de Esperança, sempre gostei. O que mais destaco nela, e estou de acordo que é (a mais)linda, é a doçura. Ela é tão calma, tão amiga, tão pródiga em palavras gentis... doce, muito doce.
Parabéns à família por ela vos pertencer.
Beijos.

Lilasesazuis disse...

PARABÉNS, senhora Eperança!!!

Viviana, que o nosso DEus continue a abençoar grandemente essa pessoa maravilhosa, essa irmã tão carinhosa!!!

Vocês são exemplos de vida!!

Ahhhhh...e você é tão linda quanto a maninha Esperança, viu??

Eu fico olhando as fotos das duas e...- são tão parecidas!!

Fisicamente e de alma!!!

Mil beijinhos de carinho para ambas!!!

Lígia e =^^=

Rosa disse...

Olá viviana.
A Esperança merece todos os elogios.
É sem duvida uma pessoa linda, mas principalmente, uma "linda" amiga.

Tenho pelas duas um imenso carinho.

Desejo a ambas longos anos, repletos dos dons de Deus.

às minhas amigas do coração, abraços de amizade.

Avozinha disse...

Dei os parabéns à maninha Esperança no Facebook, mas dou aqui novamente. Não conhecia a história dela tão bem, mas recordo-a com saudade, que há séculos não a vejo!

Viviana disse...

Maninha Esperança

Na verdade, temos muito que agradecer ao bom Deus!!!

Tantas bençãos...

Beijinhos
Viviana

Viviana disse...

Querida Manuela

Obrigada, amiga.

A maninha Esperança falando comigo ao telefone diz não se recordar da situação que apresenta...

Ela agradece as suas palavras e manda-lhe um beijinho.

Outro meu

Viviana

Viviana disse...

Querida Mimi

Descreveu nas suas palavras, fielmente o que a maninha Esperança é.

Obrigada

Um grande abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Lígia

A maninha Esperança apreciou muito e agradece as suas amáveis palavras.

Eu tambem...

Somos o que somos, pela graça e misericórdia de Deus!

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

A amiga já conhece bem a maninha Esperança.

Ela é mesmo assim...

Obrigada, uma vez mais, por tanto carinho e amizade!

Um abraço grande e carinhoso para si e para o Helder
Viviana

Viviana disse...

Querida Eunice

Olá, amiga

A vida é mesmo assim... andamos na nossa azáfama e por vezes passam - se tantos anos e a vida não nos faz encontrar...

Obrigada por tudo

Há tanto tempo!

Um beijo
viviana

Olímpio disse...

Olá querida Viviana

Não tenho passado por aqui e hoje vim encontrar tanta riqueza...
Haverá algo mais valioso do que o carinho, a amabilidade, a estima, a amizade... Tudo isto e ainda o amor fraterno é trocado entre as manas Esperança e Viviana.Que bonito!
Que tenham a ventura de viverem muitos anos usufruindo dessa felicidade são os meus desejos.
Chego atrazada quanto à data do aniversário, mas todos dias somamos tempo,por isso embora com desculpas também, aqui vai o meu abraço e dois beijinhos cheios de bons desejos para a amiguinha D. Esperança pelos seus "tres quarteirões" alcançados.
Eu antecipei-me contei-os no passado setembro.
Ainda um beijinho para a Viviana.

Olímpio disse...

Ai amiga Viviana

De novo o mesmo lapso.
Já percebeu, que não é o Olímpio a felicitar a sua maninha, sou eu a Dília, a Dilita do Birras.

Desculpas em duplicado pelo meu erro. Agora já reincidente, haverá perdão?

dilita disse...

Amiga Viviana

Quando me apercebi da asneira, não quis apagar, fica a informação escrita da remoção, e não gosto muito.
Desculpas, para a D. Esperança, e para si amiguinha.
Dilita

dilita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viviana disse...

Querida Dilita

muito obrigada por as amáveis e amigas palavras aqui deixadas.

Quanto ao "engano" eu vi logo que era a Dilita- sabia que não era o Olimpio.
Não tem problema. não.
Desejo-lhe um dia lindo

O meu grande abraço
Viviana