sexta-feira, 14 de março de 2014

Freira Ajoelhada - (The Kneeling Nun)

Pode ver-se a figura da Freira rezando - no cimo junto ao mar
Fonte da imagem:
jonesjournal317.blogspot.com 
O meu filho João Marcos, que é livreiro, sabendo há muito tempo  da minha paixão pela Natureza, há alguns anos atrás ofereceu-me um livro excelente - 1001 Maravilhas Naturais - que deveria ver antes de morrer - da autoria de Michael Bright.
As 950 páginas  deste livro são de uma riqueza e beleza extraordinárias. É uma inesgotável fonte  de conhecimento e saber.
Hoje, olhando o livro, que está numa estante aqui ao meu lado, decidi dar a conhecer aos meus amigos  um pouco do muito que encerra. Optei por vos apresentar a FREIRA AJOELHADA- que fica no Novo México - Estados Unidos da América do Norte.

A lenda da Freira Ajoelhada ( The Kneeling Nun) conta como uma freira local auxiliou um soldado espanhol ferido e depois, apesar dos seus votos se apaixonou por ele. Como resultado foi expulsa do Convento e transformou-se em pedra, para passar a eternidade no alto de uma montanha ajoelhada a rezar. É talvez uma história imaginada, mas a gigante formação rochosa na Montanha kneeling Nun parece, de facto,  uma freira de cabeça curvada perante um altar.
A origem desta formação geológica não é assim tão romântica, é mais dramática. Há 15 milhões de anos, uma erupção vulcânica mil vezes maior do que a erupção de  1980  no Monte Santa Helena libertou uma nuvem ardente de cinzas e pedra pomes que cobriu toda a paisagem. Os detritos vulcânicos transformaram-se em rocha sólida, que depois sofreu os efeitos da erosão, após ter sido levantada  pela formação da cordilheira de Santa Rita,. O depósito vulcânico sofreu então  o efeito da erosão do vento, da chuva e das geadas de Inverno transformando-se  neste invulgar monumento em pedra. A Freira Ajoelhada  sobrepõe-se  á Mina Chino e localiza-se a ocidente do Novo México, que fica a cerca de  32 km a Este da Cidade de Prata.. JK
 No livro - 1001 Maravilhas Naturais
que deveria ver antes de morrer - de Michael Bright

Sem comentários: