terça-feira, 6 de setembro de 2016

Apresentando a linda borboleta Bela Dama - ou - Vanessa cardui

Borboleta  Bela Dama - ou -Vanessa  cardui - Fonte da imagem: http://lagartascomasas.blogspot.pt.


Alguns dados sobre esta bela e apreciada borboleta:

 Vanessa cardui  (Linnaeus 1758),  conhecida pelos nomes comuns de bela-dama e vanessa-dos-cardos, é uma  espécie de lepidóptero de ditrisio da famíla Nymphalidae. É a uma das borboletas  com mais larga distribuição geográfica, encontrando-se em todos os continentes, com excepção da  Antárctida. Vive em qualquer zona temperada, incluindo as montanhas dos  trópicos.  Apesar disso, é apenas residente permanente em áreas temperadas, pelo que migra na primavera, e por vezes no outono.

Descrição

A bela-dama é uma borboleta grande (de 5 a 9 cm)  caracterizada pelo seu corpo preto e branco e pelas suas  asas em tons alaranjados com marcas pretas e brancas.
Os ovos  levam duas semanas para eclodir, sendo que a lagarta  leva de 7 a 11 dias para se tornar numa crisálida   e mais 7-11 dias para a crisálida se tornar numa borboleta.
A borboleta adulta é muito móvel, estimando-se que percorra cerca de 1 600 Km  ao longo de sua vida.
As lagartas alimentam-se de uma variedade de plantas da família das Asteraceae,  especialmente da espécie Carduus cispus,  o vulgar cardo (daí o nome de vanessa-dos-cardos). Também se alimentam de plantas das famílias Boraginaceae e Malvaceae  (especialmente Alcea e Malva negleta).  Os adultos sugam o  néctar  de uma variedade de flores de plantas silvestres e cultivadas, das quais as mais comuns são o cardo  e as flores dos géneros  Buddleja, Aster, Bidens e Zinnia.  

    ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Vanessa_cardui)

Sem comentários: