segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen - Dai-me a Casa Vazia

 A poetisa  portuguesa - Sophia de Mello Breyner Andresen . (Wikipedia)

"Dai-me a casa vazia e simples onde a
luz é preciosa. Dai-me a beleza intensa
e nua do que é frugal.

Quero comer devagar e gravemente como
aquele que sabe o contorno carnudo e
o peso grave das coisas.

Não quero possuir a terra mas ser um com
ela. Não quero possuir nem dominar
porque quero ser: esta é a necessidade.

Com veemência e fúria defendo a fidelidade
ao estar terrestre. O mundo do ter perturba
e paralisa e desvia em seus circuitos o estar,
o viver, o ser.

Dai-me a claridade daquilo que é exactamente
o necessário. Dai-me a limpeza de que não
haja lucro. Que a vida seja limpa de todo
o luxo e de todo o lixo.

Chegou o tempo da nova aliança com a vida."

Sophia de Mello Breyner Andresen
           Nota: 
Encontrei este interessante poema,  no blogue do meu amigo Paulo Costa  e  trouxe-o para partilhar aqui com os amigos.tropartilhar aqui

2 comentários:

BC disse...

Olá minha amiga, tudo bem.
Estou num outro blog, apesar de não ter desativado os outros. Deixo o link e terei muito prazer na sua visita Viviana

INHA
http://mar-inha.blogspot.com
Beijinhos

Viviana disse...

Olá! querida Isabel!

Que bom nos encontrarmos aqui...
Tanta e tão linda lembrança.

Já fui espreitar o seu novo blogue.
Que belo! A minha amiga sabe...
A minha amiga sente...

Um grande abraço
Viviana