quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Uma curiosidade literária de 1781

O Poeta português - Jozé Daniel Rodrigues da Costa

Na nossa biblioteca cá de casa, estão "escondidos" verdadeiros tesouros.
Teremos cerca de 4 mil volumes.
Nos últimos dias, o Jorge, meu marido, decidiu, diariamente dar algum tempo para colocar um pouco de ordem naquelas estantes.  Como ao fim de cerca de 60 anos, que nos conhecemos, ele sabe bem as minhas preferências e gostos literários,  assim sendo, ao passarem-lhe pelas mãos e pelos olhos  os livros, vai seleccionando os que entende que eu apreciarei  e entrega-mos.
Pois bem, nesta última semana tenho-me deliciado com esta leitura. 
Hoje, de manhã cedo, peguei num pequeno livro de quinze páginas e comecei a folheá-lo.
Do que li, seleccionei dois pequenos versos,  que achei muito curiosos e interessantes, e daí, decidi partilhá-los aqui com os amigos:

     "O Sacro Tejo em lágrimas banhado,
Tinha os olhos no chão, e soluçando;
A fonte, o rio, os campos, e o montado,
Foraõ feu  jufto choro acompanhando;
Só fe ouviraõ terniffimos gemidos,
Os mais Fauidozos ais  internecidos.

....

   Vamos cuidar do gado, e da cultura;
Que o tempo, bom Jozino, nos convida;
Pois devemos cuidar da vida dura,
Defta noffa cançada , e trifte vida. "

Nota pessoal: o F  lia-se S

 O autor, Jozé Daniel Rodrigues da Costa, nasceu nas Colmeias, (uma aldeiazinha da região de Leiria que eu conheço, desde a minha infância) em 31 /12/1757 - e morreu em Lisboa em 07/10/1832)

O livro em questão tem apenas 15 páginas e tem como título : 
SAUDADES DOS PASTORES.
ECLOGA,
Em que falam Risseu, e Jozino
na sensível morte
da AUGUSTÍSSIMA E SOBERANA SENHORA
D. MARIANNA VICTORIA
Rainha, e Mãe de Portugal, sucedida no infaufto dia 15, de Janeiro de 1781.

Nota:

Trata-se da Rainha consorte do Rei D. José  I

 (Wikipédia)
 

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.



Sempre interessantes os seus posts

Sempre nos mostram e ensinam trabalhos e pessoas de quem pouco falamos ou mesmo desconhecemos

Obrigada.


Viviana, um bom dia de sexta feira e já agora bom fim de semana.

Abraços.

Viviana disse...


Querida Rosa

Sorrio...ao descobrir estas coisas.
Há sempre mais uma coisa importante e interessante para descobrir.
Continuemos, pois

Um abraço
Viviana