sexta-feira, 12 de julho de 2019

Posso ter alegria na minha vida? Por R.C. Sproul

A  alegre  praia da Foz do Arelho - Portugal.

A MELHOR MANEIRA DE ENTENDER A ALEGRIA

No meu primeiro ano como uma nova criatura em Cristo, aprendi um conceito muito simples a respeito da palavra alegria. Aprendi que a palavra alegria envolve,  essencialmente, três pessoas: Jesus, os outros e você mesmo. E a primeira lição é que o segredo da alegria é colocar Jesus  em primeiro lugar, os outros, em segundo, e você mesmo, em terceiro. Obviamente, esta é uma ideia  simples, tão simples que uma criancinha pode  aprendê-la e entendê-la, porém é muito mais difícil interiorizá-la. Mas esta ideia contém uma verdade profunda. A alegria é frequentemente enganosa, porque colocamos a nós mesmos em  primeiro lugar e Jesus em último. Quando isso acontece, estamos procurando aprender a alegria na ordem inversa e precisamos reordenar as nossas prioridades.
   Não somente precisamos colocar Jesus em primeiro lugar, também precisamos de colocar os outros à nossa frente. Tive, certa vez, uma conversa demorada com uma mulher que passava por um severo tratamento de cancro. Durante todo o tratamento, ela mostrou um contentamento admirável. Toda a vez que eu a encontrava, ela parecia alegre. Comecei a conversa  perguntando-lhe: como você está? Em cerca de quinze segundos ela deu-me um resumo de como estava e, depois, perguntou-me: "E você Sproul, como está?"  Respondi à pergunta, mas foi somente depois que a conversa terminou que me ocorreu a verdade. Eu tinha ido ao hospital para a confortar e manifestar o meu interesse no seu bem - estar, mas,  enquanto conversámos por quase meia hora, talvez apenas  quinze segundos foram dedicados à sua sua condição. No restante do tempo, falámos sobre  os meus problemas e preocupações, e ela confortou-me. Eu não pude acreditar.  Não é admirável que ela fosse tão alegre, pois,  em última análise, não estava envolvida em si mesma.
     (R.C. Sproul - no livro - Posso ter alegria  na MINHA VIDA?

Sem comentários: