segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O sinal caído no chão


Imagem do Gil

Já aqui escrevi sobre os três principais hobbies do neto Gil: Metereologia, combóios e fotografia.
Aliás, aos 15 anos, ele já sabe o que qer ser "quando fôr grande": Metereologista. Não tem dúvidas sobre isso.
Na internet, ele colabora em dois Foruns: um sobre Metereologia e o outro sobre combóios.
Sempre que a escola lhe permite, combina comigo e com o Zé - nosso motorista - uma escapadela até a um qualquer lugar, que ele estuda muito bem primeiro, para conseguir mais uma bela fotografia, para juntar á sua já longa colecção de fotos de combóios, aproveitando para publicá-la no tal Forum na net.
A semana passada metemo-nos no Fiat Punto azul metalizado, e no meio de risos, gargalhadas e cantigas, lá saímos nós para mais uma aventura.
Desta vez, a escolha dele recaiu sobre um local numa passagem de nível sem guarda, a seguir á estação do Sabugo na linha do Oeste.
O motivo da escolha foi haver ali uma grande recta que permitia filmar e fotografar a "Allen", uma velha automotora que há dezenas de anos circula nos carris, e que antigamente, no tempo da C.P. era vermelha, e que agora há uns tempos, a R.E.F.E.R. para a fazer passar por mais nova, pintou-a de verde.
Chegámos um pouco mais cedo da hora prevista para a "Allen" passar. Sim, porque há preparativos a fazer, como por exemplo, escolher local mais propício e também montar o "tripé", etc. etct.
Nesse tempo, eu aproveito para fazer o "reconhecimento do local", observando cada pormenor ali á volta: Cada árvore, cada planta,cada flor, cada pedra, cada nuvem, cada monte, cada ave (descobri um Peneireiro pousado num fio de electrecidade), cada casa, e muitas outras coisas.
Foi então, quando caminhava por a beira da linha que, reparei em algo escondido e tapado por tufos de feno. Com o pé tentei afastar o feno, e a pouco e pouco, vi surgirem letras pretas num fundo branco, e foi então com espanto que me apercebi do que se se tratava, que era nem nem menos, do que um daqueles antigos sinais de aviso que havia em todas as passagens de nível, e dos quais me recordo desde criança.
Quem não se lembra do tão célebre e tradicional aviso:

"ATENÇÃO AOS COMBÓIOS.
PARE, ESCUTE, E OLHE."

Estava intacto. Inteirinho.
Da extremidade até á base, deveria medir á volta de dois metros.
Notava-se na base um rectágulo de cimento, que terá servido para o manter preso ao chão, e notava-se também a violência da força exercida para o arrancar e tirar do seu posto.
Perante tal achado, fiquei perturbada e notei gerarem-se em mim, muitos e diversos sentimentos.
Pensei então, no fim, para que foi criado aquele "Sinal".
Era para que as pessoas prestassem muita atenção ao atravessar a linha, e assim não fossem colhidas pelo combóio, como sabemos que a par e passo acontece por esse país a fora.
Pensei em quanto tempo ele deve ali ter estado a "proteger" as pessoas.
Pensei na frieza com que algum funcionário da REFER, ali chegou e sem mais, deu-lhe umas brutas marteladas e deitou por terra, arrastando-o depois para o meio das ervas onde o deixou abandonado sabe-se lá há quanto tempo, até que o feno o escondesse dos olhos humanos e caído ali jazesse eternamente.
Impressiona mais o abandono, pois poderiam tê-lo recolhido a um estaleiro, a um armazém..
Depois destes pensamentos, olhei para o local onde deverá ter estado por certo, durante muito tempo, a cumprir a sua função, e qual não é o meu espanto quando vejo no seu lugar, a substitúí-lo, um sinal de trânsito conhecido por "STOP".
Mais revoltada fiquei.
Então o outro, escrito num belo e perceptível "português de Camões", é substituído por este escrito em inglês?
Até nisto, tenho a sensação de ver o meu país a deixar de ser o que era...
È que ás pessoas singulares que atravessam a passagem de nível, aquele STOP" não diz absolutamente nada; não é dirigido a elas mas sim aos automobilistas, de onde se conclui que se parte do princípio que é preciso é avisar os "Carros" e não as pessoas que usam sistemáticamente aquela travessia da linha.
E depois, lamentam-se os atropelamentos e abrem-se Inquéritos" que nunca vêm a dar em nada
Sinto que há muito mais a escrever sobre aquele sinal, violentamente arrancado e atirado ao chão, e abandonado no campo coberto e escondido por tufos de feno, mas isso ficará para um próximo post.

6 comentários:

esperança disse...

Olá! Boa tarde!! Maninha muito .

Mais um dos bons alegres passeios que dás. E aproveitas para apreciar a deslumbrante Natureza que O Senhor pôs ao nosso dispor, por todo o lado...Sobre a face da Terra. Assim tenhamos olhos de ver...Tu, tens.
Recordaste-me, as velhas automotoras e todos aqueles comboios, assim como os sinais de aviso " Pare Escute e Olhe" Lembraste de na instrução primaria nos ensinarem a respeitar esses sinais? Tudo isso fez parte da nossa infância, pois brincávamos na linha e na porte de ferro.
Quanto ao Gil, ele é um adolescente muito especial...É bonito e tem um coração lindo e bom... É muito teu amigo, e tu dele, é claro.
Que bom é para ele, passar os tempos livres medindo a Atmosfera, apreciando os comboios e fazendo fotografias. Oxalá que, como deseja, seja Meteorologista e de sucesso.

Um bom resto de dia.
Esperança

Ana Maria disse...

Amiga, bela postagem!
Tenha uma semana repleta de felicidades!
Beijinhos de luz!

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança

Que bela descrição tu fazes do Gil!

Ele é mesmo uma preciosidade!

Estas saídas tornam-se sempre muito agradáveis

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Ana Maria

Ainda bem que apreciou a postagem.

Desejo-lhe tambem, boa amiga, uma semana repleta de bençãos

um grande abraço

viviana

Marlene Maravilha disse...

Querida amiga,
No decorrer da vida, e se quisermos ver, muitas coisas novas, que substituem as antigas, nao nos agradam mesmo.
Parabéns ao teu neto por saber o que quer, isto é sabedoria e faz bem!
beijos e obrigada pelos teus ricos e lindos comentários no meu blog!
beijos e Deus te abencoe!!

Viviana disse...

Querida Marlene

Tem razão, amiga.
Há muitas coisas que mudam sim, mas não para melhor, mas para pior...

Temos que estar preparados para as mudanças.

Obrigada pelas lindas palavras dirigidas ao Gil.

Ele é mesmo uma benção, graças a Deus.

Um grande abraço

viviana