terça-feira, 20 de abril de 2010

Você sabe amar?


Pico Ruivo - Ponto mais alto da Ilha da Nadeira.

Do blogue da minha amiga Ana, (http://anamgs.blogspot.com/) trouxe este desafio, que achei muito belo e profundo.
Gostaria que aqueles que têm a bondade de passar por aqui, pudessem também lê-lo e reflectir sobre ele.

«Eu estou aprendendo.
Estou aprendendo a
aceitar as pessoas.

Mesmo quando elas me
desapontam.
Quando fogem do ideal
que tenho para elas.

Quando me ferem com
palavras ásperas ou
ações inesperadas.

É difícil aceitar as pessoas
assim como elas são.
Não como eu desejo que
elas sejam.

É difícil, muito difícil,
Mas estou aprendendo...

Estou aprendendo a AMAR.

Estou aprendendo a escutar,

Escutar com os olhos e ouvidos,

Escutar com a alma...

E com todos os sentidos.

Escutar o que diz o coração.

O que dizem os ombros caídos,
os olhos, as mãos irrequietas.

Escutar a mensagem que se
esconde por entre as palavras.

Corriqueiras, superficiais.

Descobrir a angústia, disfarçada,

A insegurança, mascarada,

A solidão encoberta.

Penetrar o sorriso fingido,

A alegria simulada, a vangloria
exagerada.
Descobrir a dor de cada oração.

Aos poucos, estou aprendendo
a amar.
Estou aprendendo a perdoar.

Pois o amor perdoa, lança fora
as mágoas, e apaga as cicatrizes.

Que a imcompreensão e insensibilidade
gravaram no coração ferido.

O amor não alimenta mágoas com
pensamentos dolorosos.

Não cultiva ofensas com lástimas e
autocomiseração.

O amor perdoa, esquece, extingue
todos os traços de dor no coração.

Passo a passo,

Estou aprendendo a perdoar, a amar.

Estou aprendendo a descobrir o valor
que se encontra dentro de cada vida,
de todas as vidas.

Valor soterrado pela rejeição, pela falta
de compreensão, carinho e aceitação, pelas
experiências duras vividas ao longo dos anos.

Estou aprendendo a ver, nas pessoas a sua
alma, e as possibilidades que Deus lhes deu.

Estou aprendendo, mas como é lenta a
aprendizagem!
Como é difícil amar incondicionalmente...

Todavia, tropeçando, errando, estou
aprendendo...

Vamos tentar amar nossos irmãos como
Deus nos ama...»

( autor desconhecido).
http://anamgs.blogspot.com/

12 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Eu ainda estou aprendendo e vc amiga sabe amar?

A votação continua até dia 21/04, obrigada.

beijooo.

Anita disse...

Com o pincel da vida desenhamos o nosso destino, entre uma cor e outra, traçamos os nossos caminhos, que a arte final seja o sorriso e a felicidade e que façamos da tela da nossa vida uma pintura magnifica.

Como é bom amar e ser amado.
Beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Graça Pereira disse...

Tenho tentado toda a minha vida e, de um modo geral, tenho conseguido, embora não seja fácil. Primeiro, é preciso saber perdoar...para depois amar incondicionalmente.
Beijo,minha querida
Graça

Unknown disse...

Lindíssimo,grato pela partilha.

Beijo.

Sapatinho de cristal disse...

Eu tenho muito o que aprender, espero ter tempo sufciente e sabedoria para entender estes ensinamentos principalmente perdoar!!
Maravilhoso este texto sem palavras...

Bjim:*
Boa semana!

Sandra disse...

Amo esta linda pessoa chamda ana. Fui até Curitiba conhece-la.
sei que as amizades, quando são verdadeiras, sinceras é possivel de acreditar na realidade.
Um grande abraço a vc. por ter trazido este lindo texto de lá.
Venha ver quem está comigo hoje neste cantinho.
http://sandraandradeendy.blogspot.com/
Se você gostar de lá, fica o convite para ser minha seguidora.
Um grande abraço
Sandra

Viviana disse...

Olá Ana linda

Como você amiga eu ainda estou aprendendo.

Creio porém, que já consegui alguma coisa.

Pouco...mas muito importante para mim.

Tento desde criança, quando aprendi do Evangelho:

"ama o teu próximo como a ti mesmo."

ou:

"Amai-vos uns aos outros com amor fraternal."

Uma coisa eu consegui:

Não guardo rancor de ninguém

Não estou zangada com ninguém.

Esqueço fácilmente as ofensas...para sempre.

Isso é obra de Deus em mim!

Não é merito meu, não.

Desejo-lhe um lindo dia

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Anita

Bonitas as suas palavras - desejo - para mim!

Obrigada, amiga.

Tem razão...é óptimo amar e ser amado.

Um grande abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Graça

Gostei das suas palavras, amiga.

Tem tentado...

Eu também, desde criança.

Tem conseguido..

Eu também...

Pouco, mas alguma coisa.
Continuarei tentando, com a ajuda de Deus.

Fiquei a pensar no que a Graça disse:

"Primeiro, é preciso saber perdoar...para depois amar incondicionalmente."

Tem toda a razão.

Doutro modo nunca se conseguirá.

Obrigada pela visita

Desejo-lhe um lindo dia

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Manuel

Que bom que apreciou e gostou do texto!

Desejo-lhe um lindo dia

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Olá querida Cássia

Menina linda!

A presença da sua juventude aqui, alegra este blogue.
Sabe que tenho um carinho especial pelos jovens?
Acho uma maravilha ser jovem!

Pois é amiga.

Diz bem:

Tem muito que aprender.

Decerto já aprendeu muito!

Mas, conforme os dias vão correndo, vai sempre aprender...a vida é uma escola.

O essencial é ter vontade de aprender.
É mais do que meio caminho andado.

Desejo-lhe um lindo dia

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Olá Sandra

Obrigada por a sua visita a este humilde cantinho.

E sempre muito bem vinda!

Fala da nossa querida amiga comum - a Ana.
Foi a Curitiba conhecê-la!

Lindo!

Muito lindo!

Eu, se não tivesse o Oceano Atlântico por o meio...também iria.

A Ana foi das primeiras pessoas que "conheci" na Blogosfera.

Tenho por ela uma enorme consideração, alto apreço, e um carinho muito especial.

Ela é para mim...uma linda e fiel amiga

.E eu..sou o mesmo para ela.

Estou desejando que ela saia vencedora deste troféu.

Já fui espreitar o seu blogue, que achei muito lindo!
Deixei um pequeno comentário porque o meu tempo hoje é escasso...

Penso voltar lá com mais calma.

Desejo-lhe um lindo dia

Um abraço

viviana