quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pensando com António Damásio


O Pensador - August Rodin

...Olhamos para a consciência como coisa garantida porque é tão disponível, por ser tão simples de usar, tão elegante nos seus aparecimentos e desaparecimentos diários. No entanto, todas as pessoas, cientistas incluídos, ficam perplexos ao pensar em tal fenómeno. De que é feita a consciência? Parece-me que terá de ser a mente com algumas pecularieades, visto que não podemos estar conscientes sem uma mente da qual podemos ter consciência. Mas de que é feita a mente? Virá do ar? ou do corpo? As pessoas inteligentes dizem que vem do cérebro, que se emcontra no cérebro, mas a resposta não é satisfatória. Como é que o cérebro faz a mente?
Especialmente misterioso é o facto de ninguém ver a mente dos outros, consciente ou não. Podemos observar-lhes o corpo e o que fazem, dizem ou escrevem, e podemos opinar com algum conhecimento quanto áquilo em que estarão a pensar. No entanto, não podemos observar-lhes a mente e apenas nós próprios somos capazes de observar a nossa, a partir do interior, e através de uma janela bem estreita. As propriedades da mente, já para não falar da mente consciente, apresentam-se de uma forma tão díspar daquelas da matéria viva visível, que as pessoas atentas se interrogam sobre a forma como um processo - a mente consciente - se funde com os outros - as células vivas que se unem em aglomerados a que chamamos tecidos.
Claro que dizer que a mente consciente é misteriosa, que o é, não é o mesmo que dizer que o mistério é insolúvel. Não é o mesmo que dizer que nunca seremos capazes de entender como um organismo vivo dotado de cérebro desenvolve uma mente consciente ou declarar que a solução do problema se encontra fora do alcance do ser humano.

In - O Livro da Consciência
António Damásio

6 comentários:

gaivota disse...

muito rapidamente, sem ler o teu texto, amiga, mas quero agradecer a tua presença e carinho lá pelo cantinho!
o meu computador veio agora da "revisão" e completamente LIMPO! aos pouco tentarei visitar todos os amigos
feliz ano novo, com muita saúde e amor e paz, muita paz!
para ti e toda a família
beijinhos

Aproveito para deixar também os votos de um bom ano para a Anita e família, já que não posso visitá-la, fica logo com virus! que Deus nos acompanhee ajude
beijinhos

Eduardo Mesquita disse...

Seria bom que todos se mentalizassem que só os grandes mentores escrevem textos mentalmente superiores como este que acabei de ler...o estado da nossa mente varia com a capacidade de raciocinio de cada um, mas a nossa mente depende também do nosso caracter e personalidade, por isso os nossos instintos nos podem conduzir para o bem ou para o mal, dependendo muito das situações e infelizmente tenho que o referir, dos nossos interesses... afinal somos humanos incorrigiveis.

Eduardo

Rosa disse...

Olá amiga Viviana.
É apenas para lhe desejar uma boa noite.
Ainda ando acelerada :)) o trabalho diminuiu, mas agora, e até ao dia 6 de Janeiro, andamos a cantar os Reis.
Sem comentar, tenho lido os seus posts.
Tenho em pensamento (em oração) estado convosco.

Viviana, tenha uma noite tranquila.
Beijos de amizade.

Viviana disse...

Querida Gaivota

Eu é que te agradeço , amiga.
Foi uma benção comnhecer-te.
Tenho aprendido bastante contigo.

Um grande abraço

viviana

Viviana disse...

Olá Eduardo

Apreciei muito o seu comentário, crei-a.
Gosto de "sentir" o que escreve.
Um abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Imagino quanto trabalhinho por aí vai...

Desejo que tenha passado um bom ano na companhia da sua família.

Nós passámos muito bem, graças a Dus.
Éramos 17 aqui em casa.

Um beijo

viviana