quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

"Difícil é educá-los"


Professor David Justino.
Político, ministro da Educação no 15º Governo Constitucional, Sociólogo e Historiador.
Presentemente assume o cargo de Assessor para os Assuntos Sociais do Presidente da República, Cavaco Silva.

... « Como professor do ensino superior, choca-me o facto de a maior parte dos alunos nunca ter lido a Declaração Universal dos Direitos do Homem, não conheça a sua história nem o seu desenvolvimento. Tanto quanto me choca a ignorância de muitos deles sobre a Constituição da República, as instituições democráticas ou a história da luta dos povos pela liberdade, só porque ainda não nos libertámos do "complexo OPAN".
Se queremos continuar a formar cidadãos livres e responsáveis, não podemos continuar a desprezar a sua formação e desenvolvimento pessoal nem ignorar a necessidade da sua capacitação cívica e política.

"OPAN" - Era a sigla de uma disciplina obrigatória no currículo do ensino liceal que signifia Organização Política e Administrativa da Nação e que foi extinta após a queda do regime autoritário de Salazar e Caetano. As tentativas de substituição por uma disciplína em que se ensinasse o fundamental da organização e princípios do regime democrático nunca tiveram sucesso nem continuidade.»

David Justino
No livro - Difícil é educá-los -
Fundação Francisco Manuel dos Santos (Jerónimo Martins)

Sem comentários: