quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Todos os dias um filho bate no pai ou na mãe"


Fonte da imagem: http://solicitador-solicitadoria.blogspot.com

«Todos os dias, há um filho que bate na mãe ou no pai A maioria dos agressores são homens - entre os 25 e os 35 anos - e a maior parte das vítimas são mães com mais de 65 anos. Pontapés,murros, o agarrrar de um braço, ameaças verbais e ofensas são as agressões mais comuns. Mas há ainda muitas tentativas de extorsão de dinheiro que chegam aos gabinetes de apoio da Associação Portuguesa de Apoio á
Vítima (APAV).
A denúncia é da própria APAV, que apresenta hoje o resultado "Violência doméstica: filhos que agridem os pais. De 2004 a 2010". O documento, a que o DN teve acesso, denuncia que em 2010 foram registados 416 casos deste tipo de violência doméstica, face aos 299 registados em 2004. Ou seja, em seis anos estas denúncias aumentaram quase quarenta por cento, o que se deve a uma maior consciência das vítimas, mas também ao facto de este crime se ter tornado publico.
Manuel e Joaquina fazem parte destas estatísticas. Há uns meses, tiveram de fugir da casa que construíram durante anos por medo do filho, de 40 anos, que vivia com eles e que estava desempregado. "O problema em causa era alcoolismo e tudo começou com agressões físicas, mas depois a escalada de violência física começou." relata Maria de Oliveira, técnica da Associação Portuguesa de Apoio á Vítima, ao DN.
O casal de idosos acabou por recorrrer á associação mas pediu por tudo para que não fossse feita queixa á Polícia de Segurança Pública. Não por medo do filho, mas porque se achavam culpados da situação. "Porque estes pais sentem que falharam na educação que deram aos seus filhos."
Alcoolismo, desemprego dos filhos (que aumentam as necessidades económicas perante os pais) e também alguma dependência emocional dos pais perante os filhos são outras razões apontadas por este retrato da violência dentro da família.
A psicóloga Manuela Parente explica ao DN; "Estes filhos levaram enquanto não podiam levantar a mão, mas depois, quando podem levantá-la, sentem-se mais fortes e aqueles que batiam passam a ser as vítimas."
Maria Oloiveira subscreve esta tese: "É como se fossse uma vingança tardia dos filhos ." Se a criança foi habituada a ser educada com violência, provavelmente quando fica mais corpulenta e os pais mais frágeis passa a recorrer á violência para resolver os problemas com os pais". diz a médica.
Estes casos acontecem tanto em famílias disfuncionais como nas de nível sociocultural mais elevado." Se nunca houve regras e limites em casa e se o jovem sempre fez o que quis desde que nasceu até á idade da força, é natural que recorra á violência, até porque estamos perante uma geração de pais obedientes e mais submissos", concluíu a especialista.
António Pereira, da PSP (Polícia de Segurança pública), que lida diariamente com casos de violência doméstica, assume que quando tem inquéritos de filhos agressores "é sempre porque algum vizinho ou familiar fez queixa, mas nunca as vítimas", diz o comisssário. Segundo o mesmo documento, o ano em que se verificou um "pico" foi o de 2008, com 538 casos denunciados.»
In - Diário de Notícias -03/11/2011 - página 13

Nota:

Dicas para a prevenção e cura:

1 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dis na terra que o SENHOR teu Deus te dá.(Livro do Êxodo cap.20:12)

2 - Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele. (Livro de Provérbios cap. 22:6)

3 - Os filhos são a herança do Senhor, bem - aventurados os que enchem deles a sua aljava. (Livro dos Salmos cap. 127:3)

4 - Vós filhos sede obedientes aos vossos pais.
(Ep. de S. Paulo aos Efésios cap. 6:1)

5 - E vós pais não provoqueis a ira aos vossos filhos mas criai - os na disciplina e admoestação do Senhor. (Ep. de S. Paulo aos Efésios 6:4)

Posso testemunhar, que usei estas "dicas" - como filha e como mãe - e resultaram bem, muito bem, mesmo!
Recomendo.

2 comentários:

gaivota disse...

sem POSSÍVEIS palavras, minha amiga...
beijinhos

carmen disse...

É uma realidade muito triste...

Mas, graças a Deus, quem leva Deus a sério, pode até passar por momentos difíceis, mas Deus acaba por dar a Sua vitória!!!

bjs, querida!